menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Há 16 anos, Guga batia o então nº1 do mundo, Federer, em Roland Garros

Esta foi a última vez que um tenista brasileiro batia o atual número 1 do mundo no circuito profissional

HOME - Gustavo Kuerten Guga é homenageado no Rio Open (Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/LANCE!Press)
imagem cameraHOME - Gustavo Kuerten Guga é homenageado no Rio Open (Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/LANCE!Press)
Avatar
Lance!
Paris (França)
Dia 29/05/2020
14:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

O site da ATP recordou que em 29 de maio de 2004, o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, superou o suíço Roger Federer, então número 1 do mundo, em sets diretos em partida válida pela terceira rodada de Roland Garros.

Guga entrou em quadra como tricampeão do torneio e com maior apoio do público local, que em toda a partida entoava gritos de "Guga! Guga!", Federer, por sua vez, era o principal favorito e buscava seu terceiro título do Grand Slam, pois havia vencido Wimbledon 2003 e o Australian Open daquele ano. Federer vinha do título no saibro de Hamburgo, enquanto Guga buscava melhor resultado em Paris desde a cirurgia que realizou em seu quadril em 2002, a primeira.

Na temporada de saibro, Guga jogou em barcelona, onde precisou abandonar a partida de quartas de final, com dores no quadril. Ficou três semanas sem jogar e estreou em Paris num duelo em cinco sets contra o espanhol Nicolas Almagro.

A partida em Paris foi o terceiro e último duelo entre o suíço e o manézinho da ilha, que além de Paris venceu o encontro entre eles em Indian Wells 2003.

"Eu cheguei aqui em má forma, jogando mal. Mas todas as vezes que eu vou para quadra, algo especial acontece com o amor e paixão que tenho pelo torneio. Aquilo tira o melhor de mim", analisou Guga após a partida que teve 2h04 de duração e fechou com placar de 6/4 6/4 6/4.

Na sequência do torneio, Guga foi derrotado na quarta rodada pelo argentino David Nalbandian, que chegou à semi e foi superado pelo compatriota Gastón Gaudio, que ficou com o título. Federer, por sua vez, seguiu para a temporada de grama e conquistou o bicampeonato em Wimbledon.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias