Ex-número 2 do mundo, a polonesa Agnieszka Radwanska surpreendeu o mundo tenístico nesta quarta-feira. Com apenas 29 anos, ela anunciou que não irá mais atuar no circuito profissional, após sofrer com várias lesões.
"Eu gostaria de compartilhar com vocês uma das decisões mais importantes da minha vida. Hoje, depois de 13 anos jogando tênis de maneira competitiva, decidi encerrar minha carreira. Essa não foi uma decisão fácil. Sou grata por tantas memórias especiais", iniciou Radwanska.
Atual 75ª do ranking, Aga, como era chamada, chegou a ser a segunda do ranking mundial ao ser vice-campeã do torneio de Wimbledon em 2012. Vencedora de 20 títulos de simples na WTA, Radwanska tem como maior destaque a conquista do Finals, em Cingapura, no ano de 2015.
Conhecida por sua tamanha garra dentro de quadra, sem desistir de nenhum ponto, Agnieszka decidiu se retirar, devido às lesões que acumulou. Ela atuou pela última vez no circuito em setembro.
"Infelizmente eu não sou mais capaz de treinar e jogar do jeito que eu costumava fazer, e recentemente meu corpo não pode corresponder às minhas expectativas. Levando em consideração minha saúde e os pesados fardos do tênis profissional, tenho que admitir que eu não sou capaz de levar o meu corpo para os limites necessários", explicou a decisão.
Primeira de seu país a alcançar uma final de Slam e a conquistar um WTA Finals na Era Aberta, a polonesa agradeceu a todos que influenciaram e acompanharam a sua carreira, enfatizando o fato de fomentar o esporte na Polônia.
"Durante toda a minha carreira, sempre fiz o meu melhor para representar o meu país da melhor maneira possível. Espero que minhas partidas de tênis sejam a fonte de emoções e alegria para todos vocês. Seus apoios, palavras calorosas e fé em mim estavam comigo em todos os jogos que joguei. Isso é o que eu sou grata. Obrigada por todas as noites sem dormir na frente da TV e todos os prêmios de "Favorita dos Fãs" - que foi a maior honra e melhor recompensa pelo meu trabalho duro. Estou realmente grato por ter os melhores e mais fiéis fãs de todos os tênis", agradeceu.
Por último, ela fez questão de dizer que não abandonará o esporte que, segundo a própria atleta, é tão especial em sua vida.
"Estou pendurando a raquete e me despedindo do circuito profissional, mas não vou deixar o tênis. O tênis é e sempre foi especial na minha vida. Mas agora é a hora para novos desafios, novas idéias, tão empolgantes quanto as da quadra de tênis. Espero", finalizou Agnieszka Radwanska.