Com Ralff Abreu no comando, Rio de Janeiro faz história e é campeão Copa das Federações pela 1ª vez
Equipe profissional superou o Ceará em final emocionante
O Rio de Janeiro conquistou, na noite deste sábado, o título inédito da categoria profissional na Copa das Federações de Beach Tennis , realizada na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). O evento teve a organização da Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Cearense.
Capitaneado pela primeira vez pelo niteroiense Ralff Abreu, ex-top 10 mundial,. a equipe derrotou de virada o Ceará por 2 a 1. No primeiro jogo, Marília Camara e Julia Pacheco superaram Lorena Melo e Maria Ceballos por 6/1 6/0. Em seguida, João Lauro Carneiro e Diogo Carneiro empataram o confronto para a equipe carioca derrotando Marcio Petrone e Pepê Lima por 4/6 6/4 10/7. Na dupla mista, Diogo Carneiro e Lorena Melo superaram Pepê Lima e Marília Camara por 7/5 6/4.
"Conquista histórica e emocionante. Acho que nunca chorei em conquistas como jogador como foi neste sábado. Foi lindo. Não tínhamos margem nenhuma, jogamos no limite o tempo inteiro. Foi um título da superação, da equipe acreditando no projeto. Sabíamos de nossas limitações, que haviam equipes mais fortes que nós, mas com planejamento e acreditando, o resultado viria e ele veio. Colocamos o Rio de Janeiro no lugar que merecia, como potência do Beach Tennis", comemorou Ralff que foi pela primeira vez o capitão da equipe.
"Eu e o Ralff Abreu jogamos seis ou sete anos juntos o circuito e não foi pelo dinheiro, mas sim por essa sensação que sentimos, isso não tem preço, indescritível. Agradecer o Ralff, nunca vi ele chorar e agora estou vendo. Estamos plantando as bases para o futuro, muito feliz com a vitória", comemorou Diogo Carneiro que ao lado de Ralff esteve na Seleção Brasileira onde foram vice-campeões Mundiais em 2017.
A Copa das Federações teve cerca de 1.400 atletas de todos os estados brasileiros onde serão condecorados os campeões por categoria, desde o profissional ao amador e também o grande campeão geral.
Sobre Ralff Abreu
Ralff Abreu, nascido em Niterói, em fevereiro de 1983, foi tenista e começou no Beach Tennis em 2011. Tem 14 títulos a nível mundial ITF na carreira.
Em 2017, ao lado de Diogo Carneiro, teve seu melhor ano, alcançando o top 10 do ranking mundial. Foi campeão do ITF de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Balneário Camboriú (SC), São Miguel do Gostoso (RN), foi vice-campeão em Guadalupe, Niterói (RJ), vice-campeão Mundial pela Seleção Brasileira por Equipes na Rússia, semifinalista do Mundial de Duplas em Cervia, na Itália.Em 2016 foi campeão Pan-Americano em Aruba e em 2017 venceu a Nations Cup, a Copa das Nações, contra a Itália, no mesmo país.
Em 2019 foi vice-campeão no ITF de Brusque (SC) e campeão no ITF de Niterói (RJ).