Djokovic volta ao topo do ranking após título na Austrália e busca recorde
Rafael Nadal deixa o top 5 após um ano
A Associação dos Tenistas Profissionais, a ATP, confirmou Novak Djokovic no topo do ranking, na noite deste domingo, após a conquista do Australian Open pela décima vez, seu 22º troféu de Grand Slam. O sérvio somou dois mil pontos e foi aos 7070, deixando o espanhol Carlos Alcaraz na vice-liderança com 6730.
Nole é o recordista no masculino, agora com 374 semanas no topo, e bastam mais três semanas para igualar a recordista geral, a alemã Steffi Graf e mais quatro, a última de fevereiro, para ter a marca absoluta.
Stefano Tsitsipas subiu para o terceiro lugar com 6195 deixando Casper Ruud em quarto, Andrey Rublev subiu para quinto. Rafael Nadal perdeu quatro posições e deixou o top 5 após um ano, ficando no sexto lugar. Felix Aliassime é o sétimo seguido pelo americano Taylor Fritz como o oitavo, Holger Rune em nono e o polonês Hubert Hurkacz em décimo.
Daniil Medvedev, que liderou o ranking por 16 semanas em 2022, defendia vice-campeonato em Melbourne, parou na terceira rodada e perdeu cinco posições, ficando no 12º lugar.
Semifinalista, o americano Tommy Paul subiu 16 posições e é o 19º.