menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Em edição recorde, Baianos levam títulos no 38º Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA) 

Nathalia Tourinho, neta de idealizador do torneio, é campeã nos 14 anos feminino, e Victor Rocha leva o troféu no masculino de duplas no Clube Bahiano de Tênis

nathaliatourinhosalvador23camgd-aspect-ratio-512-320
Nathalia Tourinho com o troféu junto com Duda Catharino / Crédito: @bjfilms.ofc

Escrito por e

Foram definidos, neste sábado, os campeões da 38ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional. O evento foi realizado no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, e teve a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.


Nos 18 anos masculino, com pontos no ranking mundial, o baiano Victor Rocha, com patrocínio da Solutis/Faz Atleta, foi campeão de duplas ao lado de João Bonini ao derrotarem na final Gustavo Albieri e Henrique Brito por um duplo 7/5.

victorrochasalvador23camduplagd

Victor Rocha à direita com o troféu / Crédito: @bjfilms.ofc

Em simples na categoria mundial, Stephan Noale foi o campeão superando o jovem talentoso Luis Miguel de apenas 14 anos, por 6/4 6/0 na decisão. No feminino, a paulista Sthefany Lima levantou o troféu batendo a jamaicana Alyssa James por 6/1 3/5 6/3. Nas duplas, James e a argentina Martina Bovio levantaram o troféu derrotando na final Sthefany e Sofia Perovani por 6/0 6/3.

Nos 14 anos, com pontos para o ranking sul-americano do Cosat, Nathalia Tourinho, neta de Luis Tarquínio, idealizador do torneio que se chamava Copa Banco Econômico, aplicou um duplo 6/0 sobre Mariana Ramos e levou o caneco. Também foi campeã nas duplas ao lado de Paola Polese: "Jogar aqui na Bahia é muito especial pois minha família toda de pai e mãe são daqui. Então fico hospedada na casa de meus avós, família e amigos todos vão torcer por mim, então o ambiente não podia ser melhor. E o torneio sendo no Bahiano de Tênis é melhor ainda pois meus pais cresceram jogando tênis  e representando o clube a vida toda. E ganhar o torneio idealizado por meu avô há tantos anos atrás é de muita felicidade. Estou realmente muito feliz", disse.

"O Bahia Juniors Cup é sempre uma satisfação realizar porque a Federação Bahiana de Tênis encara esse torneio como um motivador para os tenistas locais, como uma vitrine para os tenistas baianos e é um grande celeiro de campeões, movimenta os clubes parceiros e é sempre bom tornar Salvador a capital do tênis brasileiro, sul-americano e mundial. Ficamos muito satisfeitos com o evento que foi recorde de atletas. Queremos agradecer nossos patrocinadores, em especial a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia que são de suma importância para a realização do evento e também de outros eventos de tênis no estado ajudando no fomento do esporte", destacou Eduardo Catharino Gordilho, organizador do evento.

A competição bateu recorde nesta edição com 350 atletas de sete países (Brasil, Holanda, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica) contabilizando todas as categorias desde o mundial até 18 anos, passando pelo Sul-Americano Cosat (16 e 14 anos) e o Brasileiro (12 anos). O Bahia Juniors Cup é responsável por revelar grandes talentos do tênis brasileiro. Nos últimos anos, João Fonseca foi campeão de 2021 e recentemente conquistou o título do US Open. Em 2017, Thiago Wild levantou o caneco em final contra Sebastian Baez. Ele venceu no ano seguinte o US Open juvenil e hoje está entre os 80 melhores do ranking profissional. Sebastian Baez foi o vice-campeão na mesma edição e hoje está entre os 30 do mundo no profissional. O Bahia Juniors Cup já revelou outros grandes nomes do tênis nacional como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos, em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes que passaram pelo evento foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.


Hall dos Campeões:


18 anos Masculino - Simples - Stephan Noale (BRA) / Duplas - Victor Rocha e João Bonini

18 anos Feminino - Simples - Sthefany Lima (BRA) / Duplas - Alyssa James e Martina Bovio (JAM/ARG)

16 anos Masculino - Simples - João Prudêncio (BRA) / Duplas - João Prudêncio e Edmon Atik (BRA)

16 anos Feminino - Simples - Isabela silva (BRA) / Duplas - Domenica Polese e Lisa Machado (BRA)

14 anos Feminino - Nathalia Tourinho (BRA) / Duplas - Paola Polese e Nathalia Tourinho (BRA)

14 anos Masculino - Lorenzo Corsini (BRA) / Duplas - Lorenzo Corsini e Thiago Santana (BRA)

12 anos Masculino - Rafael Rebouças (PR) / Duplas - Rafael Rebouças (PR) e Eduardo Fenelon (DF)

12 anos Feminino - Isabelle Gomes (BA) / Duplas - Isabelle Gomes (BA) e Lara Bittencourt (BA)

10 anos Masculino - Simples - Theo Botelho (MG) - Duplas - João Aquino e Eduardo Badaró (BA)

10 anos Feminino - Simples - Mariana Santana (BA)


A 38ª edição do Bahia Juniors Cup contou com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter