Em edição recorde, Baianos levam títulos no 38º Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA)
Nathalia Tourinho, neta de idealizador do torneio, é campeã nos 14 anos feminino, e Victor Rocha leva o troféu no masculino de duplas no Clube Bahiano de Tênis
Foram definidos, neste sábado, os campeões da 38ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional. O evento foi realizado no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, e teve a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
Nos 18 anos masculino, com pontos no ranking mundial, o baiano Victor Rocha, com patrocínio da Solutis/Faz Atleta, foi campeão de duplas ao lado de João Bonini ao derrotarem na final Gustavo Albieri e Henrique Brito por um duplo 7/5.
Victor Rocha à direita com o troféu / Crédito: @bjfilms.ofc
Em simples na categoria mundial, Stephan Noale foi o campeão superando o jovem talentoso Luis Miguel de apenas 14 anos, por 6/4 6/0 na decisão. No feminino, a paulista Sthefany Lima levantou o troféu batendo a jamaicana Alyssa James por 6/1 3/5 6/3. Nas duplas, James e a argentina Martina Bovio levantaram o troféu derrotando na final Sthefany e Sofia Perovani por 6/0 6/3.
Nos 14 anos, com pontos para o ranking sul-americano do Cosat, Nathalia Tourinho, neta de Luis Tarquínio, idealizador do torneio que se chamava Copa Banco Econômico, aplicou um duplo 6/0 sobre Mariana Ramos e levou o caneco. Também foi campeã nas duplas ao lado de Paola Polese: "Jogar aqui na Bahia é muito especial pois minha família toda de pai e mãe são daqui. Então fico hospedada na casa de meus avós, família e amigos todos vão torcer por mim, então o ambiente não podia ser melhor. E o torneio sendo no Bahiano de Tênis é melhor ainda pois meus pais cresceram jogando tênis e representando o clube a vida toda. E ganhar o torneio idealizado por meu avô há tantos anos atrás é de muita felicidade. Estou realmente muito feliz", disse.
"O Bahia Juniors Cup é sempre uma satisfação realizar porque a Federação Bahiana de Tênis encara esse torneio como um motivador para os tenistas locais, como uma vitrine para os tenistas baianos e é um grande celeiro de campeões, movimenta os clubes parceiros e é sempre bom tornar Salvador a capital do tênis brasileiro, sul-americano e mundial. Ficamos muito satisfeitos com o evento que foi recorde de atletas. Queremos agradecer nossos patrocinadores, em especial a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia que são de suma importância para a realização do evento e também de outros eventos de tênis no estado ajudando no fomento do esporte", destacou Eduardo Catharino Gordilho, organizador do evento.
A competição bateu recorde nesta edição com 350 atletas de sete países (Brasil, Holanda, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica) contabilizando todas as categorias desde o mundial até 18 anos, passando pelo Sul-Americano Cosat (16 e 14 anos) e o Brasileiro (12 anos). O Bahia Juniors Cup é responsável por revelar grandes talentos do tênis brasileiro. Nos últimos anos, João Fonseca foi campeão de 2021 e recentemente conquistou o título do US Open. Em 2017, Thiago Wild levantou o caneco em final contra Sebastian Baez. Ele venceu no ano seguinte o US Open juvenil e hoje está entre os 80 melhores do ranking profissional. Sebastian Baez foi o vice-campeão na mesma edição e hoje está entre os 30 do mundo no profissional. O Bahia Juniors Cup já revelou outros grandes nomes do tênis nacional como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos, em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes que passaram pelo evento foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
Hall dos Campeões:
18 anos Masculino - Simples - Stephan Noale (BRA) / Duplas - Victor Rocha e João Bonini
18 anos Feminino - Simples - Sthefany Lima (BRA) / Duplas - Alyssa James e Martina Bovio (JAM/ARG)
16 anos Masculino - Simples - João Prudêncio (BRA) / Duplas - João Prudêncio e Edmon Atik (BRA)
16 anos Feminino - Simples - Isabela silva (BRA) / Duplas - Domenica Polese e Lisa Machado (BRA)
14 anos Feminino - Nathalia Tourinho (BRA) / Duplas - Paola Polese e Nathalia Tourinho (BRA)
14 anos Masculino - Lorenzo Corsini (BRA) / Duplas - Lorenzo Corsini e Thiago Santana (BRA)
12 anos Masculino - Rafael Rebouças (PR) / Duplas - Rafael Rebouças (PR) e Eduardo Fenelon (DF)
12 anos Feminino - Isabelle Gomes (BA) / Duplas - Isabelle Gomes (BA) e Lara Bittencourt (BA)
10 anos Masculino - Simples - Theo Botelho (MG) - Duplas - João Aquino e Eduardo Badaró (BA)
10 anos Feminino - Simples - Mariana Santana (BA)
A 38ª edição do Bahia Juniors Cup contou com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.