Federer vence jogão de 5 sets contra Wawrinka e vai à final do Australian Open
Tenista vence duelo suíço e busca quinto título no torneio
Ninguém imaginava que depois de seis meses parado o primeiro torneio de Roger Federer, no Australian Open, ele poderia alcançar a final. Nesta quinta-feira, em uma grande partida de cinco sets, o número 17 do mundo bateu o compatriota Stan Wawrinka, quarto colocado, para alcançar a decisão em Melbourne.
Mostrando seu brilhante tênis e muita raça no final, o dono de 17 Grand Slams derrotou o amigo pela 19ª vez em 22 jogos marcando 3 sets a 2 com parciais de 7/5 6/3 1/6 4/6 6/3 após 3h04min de duração.
Federer vai brigar por seu quinto título no Aberto da Austrália (jogará sua sexta decisão) que não conquista desde 2007 e seu 18º Grand Slam nesta que será sua 27ª final. Sua última conquista de Major foi há quatro anos e meio em Wimbledon. De lá pra cá vice-campeonatos em Wimbledon 2014 e 2015 e no US Open há duas temporadas.
Seu rival sai do jogo entre Rafael Nadal, 9º, e Grigor Dimitrov, 15º, que entram em quadra apenas nesta sexta-feira às 6h30. A final será no domingo, no mesmo horário.
O jogo
Na primeira etapa os dois foram confirmando em um jogo de alto nível que teve o agudo em dois games seguidos com Wawrinka levantando um 0/40 e Federer um 15/40. No 6/5 Stan errou e Federer conseguiu a quebra e o set por 7/5.
Na segunda etapa equilíbrio no início até o sextogame quando Roger botou pressão, colheu erro de backhand de Stan e quebrou. Wawrinka se irritou, jogou a raquete no chão e não teve chances no serviço perdendo o set por 6/3 em 30 minutos.
Stan pediu atendimento no intervalo e voltou com uma proteção no joelho. Com dois sets abaixo, Wawrinka mudou sua postura no terceiro set e cresceu contra seu compatriota. Praticamente sem cometer erros, Stan quebrou Federer no quarto e no sexto games, sacando em seguida para fechar o set em 6/1. O ritmo implacável se manteve no quarto set, quando o número 4 do mundo abriu com uma quebra já no primeiro game. Logo em seguida Federer devolveu a quebra e conseguiu manter o set emparelhado até o nono game, mas Wawrinka explorou uma série de passadas e conseguiu a nova quebra, sacando em seguida e fechando em 6/4.
Foi a vez de Roger pedir atendimento médico, no retorno os games foram tensos, parelhos, Federer fez 3/2 salvando dois break-points com esquerda na rede de Wawrinka. Em seguida foi pra cima, obteve a quebra com uma dupla-falta, serviu bem para fechar e abrir 5/2 e concluir sacando muito bem com 6/3.