Em 2000, Gustavo Kuerten colocava mais uma vez seu nome na história, dessa vez em Lisboa. Após assombrar o mundo com seu título em Roland Garros em 1997, Guga chegava ao topo do mundo ao derrotar Pete Sampras e Andre Agassi no torneio que reuniu os melhores jogadores daquele ano. Assim, o brasileiro conquistou o topo do ranking no tênis profissional.
Neste domingo, Guga voltou a marcar presença no atual ATP World Tour Finals, em Londres. Ele foi homenageado e participou da cerimônia de premiação, logo após a vitória de Alexander Zverev sobre Novak Djokovic na final.
Além da presença na cerimônia final, Guga já havia dado seu nome a um dos grupos de simples, que foram batizados em homenagem a jogadores dos anos 2000. O outro grupo de simples levou o nome do australiano Lleyton Hewitt
."É sempre muito gratificante relembrar toda a minha trajetória. Essa homenagem é um grande incentivo, uma inspiração, para que a gente possa continuar trabalhando, com muita determinação, para transformar o tênis brasileiro", declarou Guga.