Palco do 1º título de João Fonseca, Salvador recebe o 38º Bahia Juniors Cup

. Competição ocorre entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro e tem inscrições abertas

imagem cameraJoão Fonseca no Bahia Juniors Cup em 2021 / Crédito: Thiago Parmalat
Avatar
Lance!
Salvador (BA)
Dia 19/09/2023
17:33
Compartilhar

Está confirmada a 38ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional.

A competição volta a ser realizada no centenário Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA). O torneio tem a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. 

 .
O evento acontece entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro e está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100. As categorias 16 e 14 anos distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat e as categorias 12 anos e Tennis Kids distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. As inscrições estão abertas pelo site da Federação Internacional de Tênis para o torneio até 18 anos, pelo site do Cosat para as categorias 16 e 14 anos. As demais pelo Tênis Integrado pelo link https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/17470 

O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista de João Fonseca que, em 2021, levantava seu primeiro troféu no Clube Bahiano de Tênis, aos 15 anos. O atleta faturou o US Open juvenil recentemente sendo o terceiro brasileiro na história a vencer um Grand Slam em simples. Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 76º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020. A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo MeloTeliana Pereira, entre outros. O argentino Sebastian Baez, vice-campeão diante de Wild há seis anos, está entre os 35 melhores do mundo no profissional.

 
 
"Estamos muito felizes e empolgados com a confirmação de mais uma edição do Bahia Juniors Cup, um dos mais tradicionais eventos do país. Vários nomes de nossos campeões ou tenistas que por aqui passaram se tornaram grandes jogadores no profissional, alguns deles foram número 1 do mundo. É esse nosso objetivo, realizar um bom torneio, bem organizado e revelando talentos", disse Duda Catharino, organizador do evento. 

 
Feira de Santana terá torneio preparatório na semana anterior 

 .
O jovem atleta que deseja chegar preparado para o Bahia Juniors Cup terá a oportunidade de disputar outro evento G1 com pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis logo na semana anterior. A competição ocorre na academia Smash, em Feira de Santana, entre os dias 23 e 27 de outubro. As inscrições estão abertas pelo site https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/17505
 

A 38ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.

Siga o Lance! no Google News