Salete Muraro conta os motivos do interesse de marcas de luxo e relógios em tenistas
Marcas como Richard Mille, Rolex, Hublot e Rado vestem grandes nomes como Nadal, Federer, Alcaraz, Djokovic e Murray. Especialista destaca porque as associações das marcas com os tenistas
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Grandes nomes do esporte se associam a grandes marcas de luxo. E os relógios não poderiam ficar de fora delas.
Empresas como a Richard Mille, Rolex, Hublot e Rado apostam suas identificações de imagem com os tenistas. A Miile é parceira de Rafael Nadal desde 2008 com uma coleção própria para o tenista que utilizou um modelo ao custo de 1 milhão de euros na final do último torneio de Roland Garros em junho do ano passado, pesando apenas 30 gramas.
Alguns outros modelos RM-035 Rafa, RM-027 Rafa custam entre R$ 1,7 mil até acima dos R$ 7 mil .
Salete Muraro, especialista em relógios, jóias e artigos de luxo, explica: "A maioria das marcas de luxo causam desejo de consumo . As marcas de sucesso são aquelas que ficam por anos sem perder a qualidade e o design. Hoje as bolsas e relógios são os mais disputados . Ter uma bolsa de uma grande marca tem significado expressivo de bom gosto , qualidade e tradição . Já os relógios são verdadeiras jóias que passam de geração para geração. Normalmente as escolhas desses produtos identificam um pouco da sua personalidade. Hoje vemos nos esportes como tênis personalidades importantes usando marcas importantes. A postura dessas marcas falam um pouco da sua história e até mesmo suas tradições. Acho lindo um avô passando um relógio para um neto . Um momento de orgulho para quem carrega marcas de luxo com verdadeiras histórias de família como é o caso de Rafael Nadal que tem apegos tradicionais pela família e certamente passará ao seu filho e aos futuros netos", destacou.
A Rolex é a eterna patrocinadora de eventos do esporte há 40 anos e também do agora ex-atleta Roger Federer que segue embaixador da marca utilizando o modelo Cosmograph Daytona eslumbrado com safiras laranja. Este remix de edição limitada do famoso relógio foi lançado "silenciosamente" no ano passado, o que significa que foi discretamente oferecido apenas a lendas, como Federer. Não sabíamos nada sobre este relógio até que vimos Federer balançando-o na quadra central em julho passado em Wimbledon quando foi apenas participar do centenário da quadra principal do tênis. Os lançamentos "silenciosos" da Rolex nunca chegam a uma loja ou mesmo a um site e geralmente são modelos famosos como o Daytona ou o Yacht-Master cobertos com diamantes coloridos.
A marca tem outros nomes como Carlos Alcaraz, jovem de 19 anos. A empresa está com o espanhol desde o começo do ano passado, quando ainda nem no top 20 se encontrava, mas alcançou a liderança após o título do US Open. Ainda não produziu um relógio específico com o nome do campeão, mas o espanhol veste a marca em suas partidas. A empresa teve no Rio Open deste ano outros dois embaixadores, o italiano Lorenzo Musetti e o austríaco Dominic Thiem, este campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2020.
Novak Djokovic é parceiro da marca Hublot desde o começo de 2021 e inclusive não cancelou a parceria com o sérvio após a polêmica do atleta não querer se vacinar e por isso perder alguns dos torneios do calendário mundial. Hoje ele é o número 1 do mundo empatado com Rafael Nadal com 22 títulos de Grand Slams. Nole começou usando o modelo Big Bang MECA-10.
Andy Murray, outro membro do Big 4, dono de três títulos de Grand Slam, opta pela marca Rado onde usa o modelo HyperChrome Automatic Chronograph.
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