Na abertura da segunda rodada da chave feminina de Roland Garros, a quarta-feira iniciou com a ucraniana Elina Svitolina, quinta da WTA, levando um susto, mas evitando que Renata Zarazua, 178ª, fizesse história para o México. Svitolina encara Ekaterina Alexandrova.
Cabeça de chave três, Svitolina precisou de 1h33 para fechar a partida em 6/3 0/6 6/2 tendo convertido os dois aces da partida e visto a rival cometer as quatro duplas-faltas do jogo. As duas tenistas dispararam 16 aces cada uma e a mexicana cometeu 33 erros não-forçados contra 31 de Svitolina.
A ucraniana começou firme a partida, abrindo 4/0 e causando frustração na mexicana, que tentou mudar de tática, encurtar a bola e reagiu no primeiro set devolvendo uma das quebras no sexto game e buscando se manter em jogo. Na segunda etapa, Zarazua buscou arriscar, viu uma baixa de rendimento de Svitolina e se aproveitou, aplicando um pneu em 28 minutos de disputa. No set decisivo, o jogo voltou a ser equilibrado e Zarazua viu-se perto de ser a primeira mexicana em 50 anos a chegar na terceira rodada de Roland Garros, porém Svitolina foi agressiva e com quebras no sexto e oitavo games avançou.
Na terceira rodada em Paris, Svitolina encara a russa Ekaterina Alexandrova, que bateu a australiana Astra Sharma em um duplo 6/3.