Tenistas se impressionam com estrutura de academia do Rio durante ATP Challenger
Rio Tennis Academy sedia até este domingo torneio do circuito mundial
O ATP Challenger Dove Men+Care no Rio de Janeiro segue nesta quarta-feira com as disputas das oitavas de final de simples e primeira rodada de duplas nas quadras de saibro da Rio Tennis Academy e os atletas de 14 países estão impressionados com a estrutura da academia inaugurada há poucos meses.
O italiano Marco Cecchinato, atual 117º e terceiro favorito, tem história no esporte. Derrotou Novak Djokovic nas quartas de Roland Garros em 2018 e parou na semifinal. Naquele mesmo ano alcançou o 16º lugar no ranking. Ele já vem com frequência ao Rio de Janeiro para jogar o Rio Open e elogiou a Rio Tennis: "Muitas vezes joguei o Rio Open, é minha primeira vez aqui na academia, muito linda, clube muito lindo. Está tudo novo, academia, fisioterapia, quadra nova, estou gostando muito".
Técnico da Federação Francesa de Tênis que acompanha Giovanni Perricard e Sean Cuenin, Emmanuel Planquet está na capital carioca pela primeira vez e impressionado com o que tem acompanhado: "Conheço o Frick, esteve no circuito anos atrás. Pra mim é uma grande surpresa . É perfeita. Perfeitas facilidades , têm superfícies diferentes, dura e de saibro , grande academia de performance (PFW), condições ideais para organizar este torneio.", disse: "Difícil reclamar de algo daqui, temos de tudo. Se você quer treinar, você treina, se quer descansar, você descansa , faz trabalho físico, para comer tem um bom restaurante. Tudo no mesmo local".
O alemão Yannick Hanfmann, 166º colocado e que já frequentou o top 100, está pela terceira vez na capital carioca este ano e encantando também com as belezas: "Quando vamos ao rooftop e ao Vestiário podemos ver de um lado o Cristo e do outro o Pão de Açúcar, esses locais lindos. Essa academia é muito boa, as facilidades delas são muito boas . Tem tudo que é necessário para uma boa academia de tênis".
O português Gastão Elias, casado com uma curitibana, conhece bem os locais não só em seu país e na Europa, mas também pelo Brasil onde joga com frequência. Para ele é um dos melhores locais do nosso país: "É uma academia maravilhosa. Tem um pouco de tudo, muito completa. Tem uma academia de ginástica de alto nível, quadras impecáveis, juntando tudo isso com essa vista maravilhosa do Rio de Janeiro se torna um dos melhores lugares do Brasil para se treinar".
O indiano Sumit Nagal, que já jogou chave de principal do US Open de 2019 tirando set de Roger Federer, aposta inclusive que a estrutura da Rio Tennis é melhor que muitos torneios nível ATP 250 pelo mundo. Os ATPs 250 são os de maior nível do circuito mundial do esporte: "É o lugar mais bonito que já vi. A forma como fizeram isso aqui é incrível, você não vê isso aqui nem em um evento ATP 250 , o quão boas as quadras de saibro são. Estou muito surpreso. E a vista perto do Cristo é incrível".
Eduardo Frick, CEO da Rio Tennis, recebeu com carinho os elogios: "Jogadores estarem falando bem nos deixa muito contentes pois fazemos o torneio para eles, são nossas grandes estrelas. Surgimos para o mercado tenístico com esse novo formato há pouco tempo e já temos jogadores deste nível aqui neste torneio em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Tênis RJ. Deixar um torneio agradável, com essa vista maravilhosa, e também nossa parte da PFW com nossa fisioterapia, parte de performance. Entramos para o cenário internacional com grandes eventos", apontou Frick já projetando para mais eventos: "Já já teremos um torneio feminino, já confirmado, assim que terminar o masculino entramos em mais detalhes sobre ele. Será um dos maiores torneios no Brasil. Nosso objetivo é fazer com que a academia seja cada vez mais reconhecida, se tornando uma referência para a América Latina e para que as pessoas tenham referência social podendo praticar o esporte e em um ambiente saudável".
Leandro Afini, Head Coach da Rio Tennis, acrescentou: "O espaço desde a época que estava sendo formatado e construído foi para ser não só um Centro de Treinamento, mas também de eventos . Nosso objetivo sempre foi ter grandes torneios profissionais, juvenis, amadores e estamos começando com o pé direito. Acima do que esperávamos. A vinda do Eduardo Frick foi essencial para que isso acontecesse. E é só o começo, muitos outros virão".
A Rio Tennis Academy possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras) e a equipe de competição é coordenada pelo Head Coach da academia, Leandro Afini, treinador da Federação Internacional de Tênis.