Tsitsipas vira de forma incrível e adia sonho do recorde de Nadal

Grego saiu 2 sets abaixo e venceu o espanhol no Australian Open

Escrito por

O grego Stefanos Tsitsipas, sexto da ATP, virou uma partida heroica diante do espanhol Rafael Nadal e está de volta à semifinal do Australian Open, onde enfrenta o russo Daniil Medvedev. Esta foi a 2º vez que o grego venceu após perder de 0-2.


Tsitsipas encarou 4h05 para virar o placar em 3/6 2/6 7/6 (4) 6/4 7/5 tendo disparado 17 aces contra 15 do espanhol, que cometeu 42 erros não-forçados contra 38 do grego que disparou 49 bolas vencedoras contra 52 de Nadal.

A vitória de Tsitsipas parou a sequência de 35 sets consecutivos vencidos por Nadal entre Roland Garros 2020 e o Australian Open. O espanhol ficou a um set de igualar o recorde de Roger Federer entre o US Open 2006 e o Australian Open 2007.

A derrota nas quartas também adiou o sonho do espanhol em alcançar seu 21º título do Grand Slam.


O jogo

A partida teve um início com os dois tenistas se estudando e buscando alongar os pontos. Nadal, sustentou bem na linha de base e dfendeu-se bem das mudanças de direção do grego, que sem conseguir ser agressivo na devolução de saque, buscou jogar em vários momentos entrado em quadra, o que também lhe rendeu alguns erros na rede. Confiante, Nadal pressionou na devolução de saque do oitavo game, conquistou a quebra e sacou firme para fechar a primeira parcial.
O espanhol seguiu confiante na devolução, abriu a segunda etapa com quebra de saque trabalhando com forehand na paralela e ampliou a vantagem para 5/1 com quebra no quinto game, fazendo o grego correr em seus games de saque.
Na terceira etapa, Tsitsipas conseguiu impor-se melhor em seus games de saque, trabalhou com variação entre bolas curtas e pontos longos, não foi muito pressionado por Rafa, que venceu todos seus games de zero e forçou o tiebreak. Ali, jogou um mal tiebreak, cometeu erros com smash e viu o grego fechar bem com forehand.
No quarto set, o jogo seguiu equilibrado com o grego arriscando mais e tendo breakpoint no primeiro game e outros dois no quinto game, salvos em excelentes saques do espanhol. No sétimo game, Tsitsipas levou advertência por receber coaching (orientação do box de sua equipe) e Nadal protagonizou um momento engraçado achando que a advertência havia sido para ele por extrapolar tempo de saque. O jogo seguiu, Tsitsipas se manteve sólido da linha de base, viu o espanhol cometer erros e ser quebrado no nono game. Sólido com saque aberto, o grego forçou o set decisivo.
Ali, Tsitsipas tentou forçar na devolução, sacou bem, tendo vencido o sexto game convertendo quatro aces (vídeo abaixo), mas a partida seguiu equilibrada, até que o grego manteve-se firme na devolução, viu o espanhol cometer erros e o quebrou de zero, sacando para a partida. O momento foi delicado, Nadal salvou dois match-points, um deles em uma belíssima devolução vencedora, chegou a ter breakpoint salvo pelo grego com ace na linha. Firme Tsitsipas fechou a partida com belo forehand.

Siga o Lance! no Google News