Wawrinka e Rublev começam jogo de forma incomum em Madri
Febre ente jovens, jogo é utilizado em diversas culturas para definir situações de impasse
A partida entre o russo Andrey Rublev, sexto da ATp, e o suíço Stan Wawrinka, ex-top 3 e atual 84º, começou de maneira inusitada com os dois tenistas decidindo quem começaria a partida sacando ao jogar pedra, papel e tesoura, o 'Jonkepô' como é chamado no Brasil.
A disputa em 'Pedra, Papel e Tesoura' para definição de escolhas de uma partida é algo inusitado no tênis profissional. mas fez a alegria do público na Austrália duante eventos aberto como o Kids Day e uma partida beneficente disputadas pré Australian Open.
O jogo de origem japonesa, Jankenpon com nome romanizado, ganhou o mundo ainda em meados no fim do século XIX e voltou a tornar-se popular nos Estados Unidos e parte da Europa em razão da febre de 'Doramas' - em séries de podução asiática, em especial as sul-coreanas, é possível ver os pesonagens utilizando o Jokenpô para decidir muitas 'disputas' do dia a dia.
O árbitro da partida, o sueco Mohamed Lahyani se divertiu com a escolha dos atletas e anunciou que Stan iniciaria a partida sacando.
Have you EVER seen anything like this?!?! 🤣@AndreyRublev97 @stanwawrinka #MMOPEN pic.twitter.com/s1CRUn9DRZ
— Tennis TV (@TennisTV) April 28, 2023