TIM 4G: Ricardo Gomes, um zagueiro de muita habilidade

Jogador de uma camisa só no futebol brasileiro, virou treinador de sucesso

Escrito por

Ricardo Gomes Raymundo nasceu em 13 de dezembro de 1964, no Rio de Janeiro. Zagueiro central forte, alto, com ótima impulsão e espírito guerreiro, foi revelado no Fluminense, onde virou ídolo. Em seu primeiro ano como profissional, com apenas 18 anos, assumiu a posição de titular e participou das campanhas do tricampeonato carioca (1984/1985/1986) e da conquista do Campeonato Brasileiro de 1984, além de levantar duas vezes a Taça Guanabara de 1983 e 1985. É um autêntico craque TIM 4G do passado e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas.

Extremamente técnico, com a Seleção Brasileira foi o capitão na Copa do Mundo de 1990, na Itália, e conquistou o título da Copa América de 1989. Estava nos planos do técnico Carlos Alberto Parreira para o Mundial de 1994, mas machucou-se no último amistoso do time antes da competição, contra a seleção de El Salvador, e acabou cortado.

Ricardo Gomes defendeu o Tricolor das Laranjeiras de 1983 a 1988, sendo o único clube brasileiro pelo qual atuou como jogador. Em 1988, transferiu-se para o Benfica (POR). Ficou em Portugal até 1991 e conquistou dois campeonatos portugueses (1989 e 1991). Em seguida, foi para o Paris Saint-Germain, onde ficou de 1991 a 1996, virou ídolo e foi campeão francês (1994). Atuou mais uma temporada no Benfica e por lá encerrou a carreira, com apenas 31 anos. Pelo Tricolor, atuou 204 vezes e marcou 12 gols. Na Seleção, foram 52 aparições e quatro gols.
Assim que pendurou as chuteiras, Ricardo Gomes deu início à carreira de treinador. Começou no Paris Saint-Germain, onde ficou de 1996 a 1998 e foi campeão da Copa da França e da Copa da Liga Francesa. De volta ao Brasil, em 1999, assumiu o Vitória e também comemorou títulos: do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste. Tem passagem por clubes como Sport, Guarani, Coritiba, Juventude, Fluminense, Flamengo, Bordeaux (FRA), Monaco (FRA), São Paulo, Vasco, Botafogo, São Paulo e Al Nassr (Arábia). Treinou também a Seleção sub-23 do Brasil, entre 2002 e 2004.

Em 2011, como técnico do Vasco, conquistou a Copa do Brasil daquele ano e enfrentou a parada mais dura da vida. No dia 28 de agosto, Ricardo Gomes sofreu um AVC hemorrágico durante um clássico contra o Flamengo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, e passou por uma longa recuperação, que o tirou do futebol por quatro anos. Ele retornou em 2015, como treinador do Botafogo, e foi campeão da Série B daquele ano. Saiu no meio do ano passado para assumir o São Paulo e atualmente é o técnico do Al Nassr, da Arábia.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

Siga o Lance! no Google News