Benfica pressiona demais o Barça, mas empata e está fora. Messi se machuca

- Matéria
- Mais Notícias
O Barcelona entrou com seu time quase todo reserva, sem várias de suas estrelas, e nem assim o Benfica conseguiu arrancar um bom resultado do Camp Nou. O Encarnado foi até a Catalunha e ficou apenas no 0 a 0, mesmo que merecesse fazer algum gol. Acabou que os portugueses vão voltar à Lisboa sem a vaga, já que o Celtic venceu o Spartak por 2 a 1, e ficou com a segunda vaga do Grupo G.
O empate seria suficiente para o Benfica se houvesse um empate também em Glasgow, o que acontecia até os 37 do segundo tempo. Mas Commons, de pênalti, garantiu a classificação aos escoceses.
De prejuízo para o Barcelona ficou a lesão de Messi. Já no fim da partida, ele teve uma dividida com o goleiro Artur, e saiu com alguma contusão no joelho esquerdo.
O Benfica pressionou demais desde o início. Aproveitou-se da opção de Tito Vilanova de utilizar vários jogadores jovens, da equipe B mesmo. Ele resolveu poupar craques como Iniesta, Xavi, Fàbregas, que sequer foram relacionados, e Messi estava no banco. Um prato cheio para o Encarnado ir para cima e garantir a vitória.
Jorge Jesus optou por um ataque mais leve do que definidor. Deixou Cardozo no banco de reservas, e começou com Lima e Rodrigo. E acabou que eles foram os vilões do primeiro tempo. Primeiro foi o atacante brasileiro da seleção espanhola de base. Recebeu de Ola John, ficou na cara de Pinto, e capricho tanto, mas tanto, que foi para fora.
O outro teve duas chances. Na primeira com um cruzamento de Nolito, que cabeceou perto do gol, e outra na trave, que foi incrível. Após receber de Nolito, saiu na frente do gol, Adriano chegou a tentar tirar, mas ele cortou, chutou, e foi na trave.
O Barça não mostrava muitas chances. E nem interesse. O mais interessante era o brasileiro Rafinha, convocado para a Seleção Sub-20, que vai disputar o Sul-Americano Sub-20 no início do ano que vem. Mostrou desenvoltura e procurava jogo, muito ao lado de seu irmão, Thiago Alcântara.
No segundo tempo, o Benfica já começou na frente. Foi a vez de Lima servir Nolito, que chutou perto do gol. O jogo começou neste ritmo até, enfim, entrar Messi. E Jorge Jesus tirou Nolito e colocou Bruno César.
Neste momento, o Encarnado começou a perder o meio-campo, e o Barcelona cresceu, a pressão lisboeta diminuiu um pouco. Já na reta final, Messi chegou a ter uma grande chance, mas Artur saiu muito bem em seus pés e evitou mesmo após o lance. Neste momento, o argentino saiu machucado. Aparentemente alguma lesão no joelho.
Daí para o fim, o Benfica tentou pressionar, teve algumas chances, mas as conclusões não foram perfeitas, e os lisboetas terão que se contentar com a Liga Europa. No último minuto, Maxi Pereira jogou para o céu uma chance incrível, após jogada de Cardozo, que também poderia ter concluído, mas foi lento, a bola ficou com o lateral, que isolou a chance.
Messi deixa o campo de maca
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 0 X 0 BENFICA
Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data-hora: 05/12/2012, às 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)
Gols: -
Cartões amarelos: Nolito, Garay, Luisão, Matic (BEN), Rafinha, Adriano (BAR)
Cartões vermelhos: -
BARCELONA: Pinto, Montoya, Planas, Puyol e Adriano (Piqué, 21'/2ºT); Song, Thiago e Sergi Roberto; Tello (Deulofeu, 33'/2ºT), Rafinha (Messi, 12'/2ºT) e Villa. Técnico: Tito Vilanova
BENFICA: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, André Gomes, Nolito (Bruno César, 17'/2ºT) e Ola John; Lima (Cardozo, 28'/2ºT) e Rodrigo (André Almeirda, 28'/2ºT). Técnico: Jorge Jesus
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias