menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conheça como é feita a preparação física para o UFC

Dia 28/10/2015
01:29

  • Matéria
  • Mais Notícias

Atualmente o MMA é o esporte que mais cresce no mundo e tem no UFC o seu grande carro chefe. O LANCENET! foi em busca de um dos melhores preparadores físicos deste esporte, o conceituado Rogério Camões para conhecer como é a preparação desses atletas para um embate dentro do octógono. Rogerão tem uma grande experiência na área e grandes nomes do MMA como Anderson Silva, Rafael Feijão, Ronaldo Jacaré, Érick Silva, entre outros, já passaram por suas mãos.

- Eu estou envolvido com MMA a 16 anos, e durante esse período o esporte evoluiu muito. Eu gosto de dizer que quando eu comecei a trabalhar eles eram lutadores e que agora eles são atletas. E por ter trabalhando com vários, isso me proporcionou fazer um laboratório muito grande na questão da preparação física especifica para o MMA, respeitando sempre a individualidade biológica de cada lutador - disse.

O camp (como é chamado o período de preparação para uma luta) leva em média três meses de duração e é divido em várias partes.

- A preparação para uma luta é dividido em vários períodos. No qual trabalhamos a parte cardiovascular, força, potência, até chegar ao momento no qual mesclamos isso tudo, exigindo todas as valências, que nos chamamos de circuit training (método polivalente adequado a realizar tanto a preparação cardiopulmonar como a neuromuscular). Sempre procuro deixar os treinamentos o mais perto possível do que ele irá realizar na hora da luta.

Um tipo de preparação que chamou muita atenção do público em geral, foi um treinamento feito por Anderson Silva e alguns outros atletas em uma praia no Rio de Janeiro, onde Spider dava piques na areia com um paraquedas preso as costas.

- Esse tipo de treinamento exige muito da capacidade de resistência deles, tanto física quanto mentalmente. Porque ali eles tem que saber lidar com o sol, com as corridas na areia e a água salgada. Esse trabalho é realmente para tirá-los do conforto, um treinamento de total superação. É nessas horas que você vê quem realmente quer vencer, quem tem sangue no olho - explicou o treinador.

AMERICANOS NA FRENTE

Os atletas norte-americanos são os grandes adversários dos brasileiros nos grandes eventos de MMA espalhados pelo mundo, e para Camões os lutadores nacionais saem muito atrás deles em relação ao condicionamento físico.

- Infelizmente os brasileiros saem anos luz atrás dos americanos em relação ao condicionamento físico, devido ao lastro de treinamento. Se nós comparamos atletas como Randy Couture e Dan Henderson, que treinam em alto rendimento desde garoto devido ao wrestling, com os nossos atletas fica complicado. Os brasileiros começaram a fazer treinamento físico outro dia. Os meus atletas estão super bem condicionados, mas existe um diferença quando você pega um lutador que faz isso a 15 anos e você a sete. Não que isso vá definir uma luta, mas pode fazer a diferença sim - afirmou.

O preparador fez duras criticas a falta de apoio no Brasil aos atletas brasileiros de base.

- Uma questão cultural nossa é que as pessoas só se interessam por quem está ganhando. Nós não olhamos para quem está na base, para o garoto que tem potencial e que amanhã pode vir a ser o novo Anderson Silva. Os nossos lutadores não tem apoio do governo e de patrocinadores. Eles só querem ajudar quando o rapaz ganha 10 vezes o título mundial, ai é mole. Já nos EUA é totalmente diferente, eles dão apoio aos meninos e proporcionam pelo menos o mínimo necessário para que eles possam ter um bom treinamento.

CONFIRA A ENTREVISTA NA INTEGRA:

O homem por trás das máquinas do UFC

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias