Dia de pesagem: ‘Mago da Balança’ desvenda segredos do corte de peso
- Matéria
- Mais Notícias
Antes de subir no octógono e entrar em ação, os lutadores do UFC São Paulo, que acontece neste sábado, no Ibirapuera, terão de encarar um adversário perigoso e complicado: o peso. Nesta sexta-feira, todos os atletas terão de acertar as contas com a balança e mostrarem que fizeram o dever de casa para cumprir a medida permitida em cada categoria. O LANCENET! bateu um papo com o preparador físico André Benkei, que é conhecido no esporte como o ''Mago da Balança''.
Procedimento comum para os atletas, o corte de peso ainda causa espanto em muita gente. Alguns lutadores chegam a perder 13kg em 10 dias. Experiente no assunto, André já exerce a profissão no ramo há 15 anos. Ele revelou quais são os maiores cuidados que se deve ter na hora de cortar uma grande quantidade de peso na semana da luta.
- A atenção deve ser dada ao seguinte: o quanto um atleta pode chegar perto da desidratação profunda sem se desgastar. O maior erro hoje em dia é chegar muito pesado na véspera da pesagem e não calcular o desgaste físico da semana. O corte de peso faz parte do trabalho, mas repôr essa energia para que o atleta esteja bem na hora da luta é o principal. Perder peso é fácil. A dificuldade está na ciência em recuperar um atleta e deixá-lo 100% para um combate - explicou André Benkei, que está cuidando do corte de peso de Miltinho Vieira.
Principais métodos para perda de peso no MMA
Sauna seca - O atleta faz uma sessão de treinos, sua bastante, e nos intervalos entre os rounds ele vai direto para a sauna, sem banho.
Banheira - O lutador fica imerso em uma banheira com água quente, sal amargo e álcool. É um procedimento forte que ajuda a queimar o peso.
Escalda pé - O corpo inteiro do lutador fica coberto por cobertores e toalhas úmidas e os pés mergulhados em água quente.
Cremes que abrem os póros e roupas de plástico - As roupas são pré-aquecidas e vestidas pelo lutador durante um trabalho de força
Confira um bate-papo sobre o assunto com o preparador físico
Qual deve ser o principal foco na hora de cortar o peso? Perder líquido faz menos mal?
O foco deve começar um mês antes. Ele está no percentual de gordura corporal do atleta. Se o valor for maior do que 10%, a desidratação será prejudicial. É bom lembrar: 75% do tecido muscular é agua. Sendo assim, a porcentagem de gordura tem de ser baixa. Uma dieta deve começar um mês ou antes da luta. Cortar água é mais vantajoso para quem sabe fazer. Perder peso durante dois meses, de forma devagar, é um erro. O atleta perderá força nos treinos e vai chegar na luta fraco. Tudo depende da relação x peso corporal.
Qual foi o maior corte de peso que você já conseguiu fazer?
Olha, foram 22kg para uma luta do UFC. Marcos Aurélio foi chamado de última hora e não podia recusar a chance. Não gosto de um corte tão grande, mas era uma oportunidade enorme. Ele conseguiu lutar bem durante três rounds. A maior reposição foi com o Gleison Tibau. Consegui fazer ele recuperar 13 kg em 24 horas, em um evento na Inglaterra. Ele venceu aquele combate. É aquilo que disse: O maior problema está em devolver ao atleta na hora da luta as mesmas ou melhores condições que ele teve nos treinos.
As categorias do UFC e seus limites de peso
Peso pesado - 120.2 kg
Meio-pesado - 93 kg
Médio - 83.9 kg
Meio-médio - 77.1 kg
Leve - 70.3 kg
Pena - 65.8 kg
Galo - 61.2 kg
Mosca - 56.7 kg
E MAIS: Belfort e Bisping se estranham em encarada após coletiva
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias