Everton Ribeiro marca nos acréscimos, e Bahia vence o Ceará no Brasileirão
Tricolor bate o Vozão por 1 a 0 com gol de pênalti aos 58 minutos do 2º tempo

- Matéria
- Mais Notícias
Bahia e Ceará fecharam a quinta rodada do Brasileirão com um jogo decidido nos acréscimos na noite desta segunda-feira, na Arena Fonte Nova. Após 90 minutos de pouca inspiração, Everton Ribeiro garantiu o triunfo do Tricolor por 1 a 0 em cobrança de pênalti, aos 58 minutos do segundo tempo, em lance revisado pelo VAR que gerou muita reclamação do time cearense.
Relacionadas
Essa foi a primeira vitória do Bahia neste Brasileirão, resultado que fez o time escalar na tabela e fechar a rodada na 13ª posição, com seis pontos ganhos, enquanto o Ceará estaciona no 5º lugar, com sete pontos.
✅Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
➡️ Tudo sobre o Vovô agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Ceará

Como foi o jogo entre Bahia e Ceará pelo Brasileirão?
O início do primeiro tempo foi marcado por mais posse de bola do Bahia e a busca constante do Ceará por Pedro Raul, principalmente em jogadas pelo alto. Do lado mandante, as finalizações de Iago Borduchi e Nestor pouco assusturam, enquanto o Vozão criou boa chance em jogada aérea, com participação de Pedro Raul, que terminou em boa defesa de Marcos Felipe após cabeceio de Aylon.
A partida continuou morna e as duas equipes mostraram pouca inspiração para ameaçar os goleiros. Pedro Raul ainda tentou nova finalização da entrada da área, mas mandou à esquerda de Marcos Felipe, enquanto Fernando Miguel levou o maior susto só aos 47 minutos em aparição de Cauly na área após jogada pela esquerda, mas o camisa 8 bateu mal e desperdiçou a melhor chance do Tricolor, que foi pouco criativo e teve dificuldades de achar brechas na defesa cearense. Logo em seguida Guilherme ainda criou boa oportunidade para o Vozão na área, mas mandou para fora.

O segundo tempo começou tão sonolento quanto o primeiro, sem grandes chances para nenhum dos lados. O jogo só começou a ganhar mais ritmo a partir das alterações de Rogério Ceni, que colocou Erick Pulga, Everton Ribeiro, Tiago e Luciano Juba. Foi dos pés de Juba e Pulga que o Bahia ofereceu perigo em chegada pela ponta esquerda, que terminou em finalização perigosa do lateral-esquerdo.
A melhor chance do jogo veio só aos 41 minutos da etapa final, em finalização de Ruan Pablo. A jovem promessa do Bahia aproveitou cruzamento de Everton Ribeiro na segunda trave e finalizou com firmeza na pequena área para ótima defesa de Fernando Miguel. Cinco minutos depois foi a vez do Ceará assustar. Após bela enfiada de Pedro Raul, Matheus Araújo apareceu em boas condições na área para finalizar e exigiu defesa importante de Marcos Felipe.
O jogo esquentou nos acréscimos e, aos 54 minutos, o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou um pênalti para o Bahia, com auxílio do VAR, após Tiago ser derrubado na área. Everton Ribeiro cobrou com tranquilidade e fez o gol aos 58 minutos do segundo tempo para garantir a primeira vitória da equipe neste Campeonato Brasileiro.

O que vem pela frente?
O Bahia tem compromisso importante às 21h desta quinta-feira (horário de Brasília) contra o Atlético Nacional (COL), na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Já o Ceará só volta a campo no próximo sábado, quando recebe o São Paulo, no Castelão, às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Brasileirão.
✅ FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 CEARÁ
5ª RODADA - CAMPEONATO BRASILEIRO
🗓️ Data e horário: 21/04/2025, às 20h (horário de Brasília);
📍 Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
🥅 Gol: Everton Ribeiro, 58'/2ºT (Bahia);
🟨 Cartões amarelos: Ademir e Everton Ribeiro (Bahia); Lucas Mugni, Rafael Ramos, Fernando Sobral e Fabiano Souza (Ceará)
🟥 Cartões vermelhos: -
🧑🤝🧑 Público pagante: 27.834;
💸 Renda: R$787.101,00.
⚽ ESCALAÇÕES
Bahia (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Erick, Nestor (Everton Ribeiro) e Cauly (Tiago); Ademir (Ruan Pablo) e Lucho Rodríguez (Erick Pulga).
Ceará (Técnico: Léo Condé)
Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Rafael Ramos; Dieguinho, Fernando Sobral (Lucas Lima) e Lucas Mugni (Rômulo); Galeano (Matheus Araújo), Pedro Raul e Aylon (Guilherme/Pedro Henrique).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS);
🚩 Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes (RS);
4️⃣ Quarto árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA);
🖥️ VAR: Daniel Nobre Bins (RS).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias