menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Jogadores se articularam em rede para criar Bom Senso FC


Escrito por

Jogadores de quase todos os grandes clubes brasileiros publicaram, nesta terça, um manifesto com um pedido de uma reunião com a CBF para discutir o calendário do futebol. Liderado pelo zagueiro do Corinthians Paulo André, o grupo, que usou o Whatsapp (aplicativo de celular) para se organizar, terá uma reunião no próximo dia 30 para definir os líderes que vão ao encontro com a entidade, que diz que não recebeu o pedido.

Na última sexta-feira, a CBF divulgou a agenda de 2014, com apenas 34 dias entre o fim do Brasileiro e o início dos estaduais, que será no dia 12 de janeiro. Com isso, os atletas não terão 30 dias corridos de férias. Na segunda-feira, em entrevista coletiva, o meia Alex, do Coritiba, também um dos líderes, já havia detonado o calendário.

– O calendário deveria respeitar férias e a preparação. O Brasileiro tem que ser o carro-chefe e os regionais vistos de outra maneira – afirmou o jogador do Coxa.

O movimento, que tem página no Facebook, com o nome de Bom Senso FC, começou a conversar há mais de 50 dias, por um grupo no Whatsapp, com boa parte dos 75 atletas mobilizados. Paulo André e Alex procuraram os capitães dos maiores clubes do Sul e Sudeste e estes buscaram apoio dentro dos seus times.

O possível candidato às eleições da CBF Andrés Sanchez também foi procurado pelos atletas.

– Até que enfim eles se tocaram para participar das decisões do futebol. Fora os torcedores e os clubes formadores, eles são os mais importantes nisso tudo. Tinha que ter feito isso há anos – afirmou Sanchez.

Bate-Bola
Paulo André - zagueiro do Corinthians e membro do movimento, em entrevista ao LANCE!Net

Qual foi a motivação para esta movimentação dos jogadores?

É uma reação importante, necessária. Ela se apresenta de forma positiva e agregadora e reivindica melhorias para o futebol como um todo. Vamos nos reunir e definir uma comissão que nos representará e passará ao público quais serão os próximos passos. Esse me parece ser o caminho correto a seguir.

O que achou da repercussão do movimento idealizado por vocês?

Todos falavam da força que os atletas teriam se um dia se reunissem para tomar parte das decisões importantes do esporte. Em pouco tempo já percebemos que isso é uma grande verdade.

Vocês procuraram dirigentes, como Andrés Sanchez?

Acredito que o movimento ganhará adeptos, não só atletas, mas treinadores, preparadores e gestores interessados em melhorar o produto do futebol no Brasil.

Pensam em não entrar em campo, caso a CBF não mude as datas?

O intuito do movimento me parece ser o de propor soluções e saídas para o bem do espetáculo e não brigar com alguém ou apontar o dedo para alguma instituição.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter