menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ladetec falhou em teste de rotina da Agência Mundial Antidoping


Escrito por

Uma série de falhas na realização de análises em “amostras cegas” foi a gota d’água para a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) suspender na última semana o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), que funciona no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A revelação foi feita ao LANCE!Net por Marco Aurélio Klein, diretor executivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

De acordo com o dirigente, ao falhar na realização destes exames, o Ladetec acumulou pontos negativos e chegou ao limite de 30 tolerado pela Wada, o que não deixou outra alternativa à entidade a não ser suspender o laboratório.
O Ladetec ainda poderá ter seu credenciamento revogado caso não solucione suas deficiências em um tempo que será estipulado pela Agência Mundial, após uma reunião do comitê da entidade, neste mês.

Para controlar a qualidade dos laboratórios, a Wada – sem se identificar – envia a cada um deles amostras de urina e sangue com ao menos três substâncias proibidas diferentes. Caso o laboratório não consiga identificá-las de forma correta, soma pontos negativos. Este é o procedimento chamado “amostra cega”.

– No último lote enviado pela Wada, o Ladetec teve pontuação negativa, que somado a outros problemas anteriores levou a esta suspensão – afirmou Klein.

Assim, no momento, o Brasil não possui nenhum laboratório capaz de realizar exames antidoping. As federações e confederações que precisarem fazer os testes terão de procurar órgãos no exterior.

– O Governo Federal, a ABCD, e a UFRJ estão fazendo todo o esforço possível para regularizar a situação e não perdermos o credenciamento – completou Klein.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter