Lastro na Porsche Cup coloca Constantino, Paludo e Piquet no grid com 50 kg extra
- Matéria
- Mais Notícias
Uma das novidades da temporada que marca o 10º aniversário da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, a regra do "Balance of Performance" começa a valer a partir da etapa deste sábado em Mogi Guaçu.
Pela primeira vez na história da categoria, os pilotos passam a competir com lastros, distribuídos de acordo com a pontuação do campeonato. O primeiro colocado leva uma carga de 50 kg, o segundo carrega 45 kg e assim sucessivamente até o décimo colocado, com 5kg adicionais. O lastro é usado durante todo o final de semana, incluindo treinos livres e tomada de tempo.
"No Velo Città, o peso vai pesar, não tenho dúvidas", brincou o atual campeão Constantino Jr. Recordista em vitórias na Porsche GT3 Cup, com 37 triunfos, ele lidera a classificação empatado com o também bicampeão Miguel Paludo.
"É uma pista manhosa, travada. É importante ter um bom equilíbrio no carro, trabalhando no acerto nas frenagens. A tomada de tempo é muito importante, e com um grid parelho como o nosso, certamente os 50 kg vão tornar mais difícil minha briga pela pole", disse o piloto do carro #0.
A exemplos de outros competidores do grid da Cup e da Challenge, Constantino aprovou a introdução da regra do Balance of Performance na temporada 2015.
Para Miguel Paludo, esta será a primeira experiência no moderno circuito inaugurado em 2013 em Mogi Guaçu. "Estou feliz em participar da segunda etapa, andar no Velo Città pela primeira vez e dar continuidade no campeonato. Agradeço a Brandt do Brasil por acreditar em mim e espero retribuir na pista o apoio", disse o gaúcho de Nova Prata.
O terceiro piloto do grid com a carga máxima de lastro nesta etapa é o jovem Pedro Piquet, que também não conhece o Velo Città. O campeão da F3 Brasil assume o carro #6 novamente como piloto convidado, condição em que o regulamento impõe 50 kg a competidores com experiência em outras categorias nacionais ou internacionais.
"Estou muito animado porque vou andar numa pista onde nunca andei, num carro muito rápido como o carro da Porsche. Ouvi que a pista é muito legal, bem travada e sem muita reta, exigindo bastante dos pilotos. Em Curitiba consegui andar muito bem e ser competitivo. Espero trabalhar novamente nesse nível, para que possa levar esse aprendizado para o fórmula", disse o piloto de 16 anos de idade. Pedro frisou que será especial participar do mesmo evento que marca a estreia de seu irmão Geraldo, na classe Challenge. "Nunca vi ele correr de nenhuma outra coisa além de caminhão e estou empolgado de participar desse momento do Geraldo estreando de Porsche."
Entre os pilotos que vão para a pista do Velo Città mais leves neste final de semana estão o bicampeão Ricardo Rosset (9º no campeonato, com 10kg de lastro) e o paranaense Lico Kasemodel, que faz sua segunda participação na Porsche Cup depois de sete anos na Stock Car.
Rosset é autor de um dos mais emblemáticos capítulos da década de história da categoria por seu desempenho na segunda corrida na etapa de outubro do ano passado no Velo Città. Como seu carro falhou na hora de alinhar para o grid, o bicampeão pegou emprestado o carro de Charles Reed e venceu a prova -num claro exemplo da equalização do equipamento da Porsche GT3 Cup Challenge.
A exemplo de Paludo e Piquet, Lico Kaesemodel é outro que chega a Mogi sem conhecer o traçado. Para facilitar sua adaptação, o competidor do carro #72 recorreu a um especialista.
"É uma pista nova para mim, portanto não tenho referências. Falei com o Ingo (Hoffmann), que conhece bem essa pista e me passou um vídeo e deu algumas dicas. Pelo que li e ouvi, achei o circuito maravilhoso, traçado interessante, freadão no final da reta, curvas travadas... Parece ser bem completo. Estou muito empolgado e espero estar mais adaptado ao carro nesta etapa. Enfrentei dificuldades com a freada na primeira etapa da Porsche Cup, mas agora espero estar mais competitivo e brigar pela vitória", disse Lico, que não leva peso adicional nesta etapa.
Terceiro colocado no campeonato e líder na Cup Sport, o atual campeão da classe de entrada Edu Azevedo será o quarto carro mais pesado do grid, com 40 kg extras.
Já Maurizio Billi será nesta etapa o único representante da classe Master com peso adicional. O carro #34 terá 20 kg de lastro, em razão do sétimo lugar na classificação geral.
Os treinos opcionais acontecem a partir de quinta-feira. Na sexta estão previstos os treinos livres e a tomada de tempo da Cup. No sábado a programação tem início às 9h. Todas as corridas da etapa têm previsão de 25 minutos mais uma volta de duração.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias