Magno Alves: o paizão, destaque do Ceará e artilheiro do país aos 38 anos

- Matéria
- Mais Notícias
É quase um gol para cada ano de vida, o que lhe garante o posto de artilheiro do futebol brasileiro em 2014. Tal número já seria bom se o jogador em questão estivesse despontando na carreira. Mas o atleta do qual estamos falando se chama Magno Alves de Araújo, mais conhecido como Magno Alves, ou simplesmente Magnata, como ficou conhecido desde a sua passagem pelo Fluminense. São 36 gols do atacante do Ceará, de... 38 anos!. Neste sábado, ele terá a missão de ajudar o Vozão contra o Joinville, em jogo da 30 rodada da Série B e que pode devolver o time ao G4. E o goleador do país tem os seus segredos para ter alcançado esse desempenho: cuidar do corpo e priorizar a família, o seu "bem maior".
Magno Alves é pai de cinco filhos. Magno Alves Júnior, João Victor Araújo e Pedro Araújo, de 13, 11 e 10 anos, respectivamente, são frutos do seu primeiro casamento, moram no Rio de Janeiro e, sempre que possível, estão com o atacante. Há um ano, vieram, com a jornalista Natália Varela, os gêmeos Lis e Levi.
– Ele é muito presente, está sendo muito paizão. Cuida dos bebês, dá comida, quando está de folga só quer saber dos bebês. Ele é da Igreja, é uma pessoa muito espiritual. Frequentamos os cultos, fazemos programas bem família mesmo. Como estamos há dois anos aqui (em Fortaleza), ele conseguiu acompanhar minha gravidez, esteve no parto, na primeira aulinha de natação. É um chamego só com os gêmeos – disse Natália ao LANCE!Net, após o atacante destacar a importância da família na carreira.
– Procuro passar para os meus filhos a importância do meu trabalho, pois a vida do jogador de futebol é curta. Procuro aproveitar todo o tempo livre que tenho, que é raro. São muitos treinos, viagens... Você precisa aproveitar a família, que é o bem maior. Tem que investir nas pessoas sempre. Na hora da festa, você está lotado de amigos entre aspas, mas na hora das dificuldades esses amigos te abandonam e só a família fica do seu lado – frisou Magno Alves, que começou no futebol atuando pelo Ratrans (clube da Segundona da Bahia e hoje com atividades encerradas), em 1993, ao L!Net.
E qual seria a explicação do Maganta para tantos gols ao longo desta temporada. Foram oito no vice-campeonato da Copa do Nordeste, o que lhe garantiu a artilharia da competição, sete no título do Campeonato Cearense, quatro na Copa do Brasil e são 17 na Série B do Brasileirão – ele é o goleador, com cinco de vantagem para Jael, do Joinville, e seis para Rodrigo Pimpão e Obina, de América-RN e América-MG, respectivamente.
– O meu biotipo ajuda, não tenho tendência a engordar. Como quase de tudo, mas pouco. É fundamental uma alimentação adequada, dormir bem. Tem que descansar bem. A gente vê muito jogador vivendo de ilusão. Muitos vivem na noitada com mulherada, ganha dinheiro precocemente, tem um grande futuro pela frente, mas, de repente, a vida noturna prejudica. Nada contra, mas tudo em excesso prejudica – pontuou Magnata, de 14 clubes na carreira.
Esse é o veterano Magno Alves, um super pai e goleador do Brasil.
COM A PALAVRA
Sérgio Soares, técnico do Ceará, ao L!Net
O Magno tem uma liderança positiva, além da liderança técnica. Ele se cuida muito e pelo fato de ele se cuidar, tem a condição de ter uma boa performance dentro do campo de jogo com essa idade. O Magno é um jogador de uma qualidade técnica, na minha opinião, acima da média do futebol brasileiro dentro da competição que estamos disputando, a Série B. Ele faz a diferença, é muito inteligente em campo.
OS PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2014
* Foi contratado pelo Fortaleza para a sequência da Série C, mas ainda não estreou pelo novo clube.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias