Maguary-CE: o time do povo!
- Matéria
- Mais Notícias
Flamengo e Corinthians têm as maiores torcidas do Brasil, mas, em breve, também caberá ao modesto Sport Club Maguary, do Ceará, a alcunha de "time do povo". Ao contrário dos gigantes, o termo não vai se referir às arquibancadas.
O clube terá a maior quantidade de dirigentes do futebol brasileiro: milhares de administradores.
O Maguary assinou contrato com o Meu Time de Futebol (MTDF), projeto da internet que põe nas mãos de associados o comando de um time profissional. Algo como os inúmeros games, febre nos últimos anos, em que o usuário é "manager". Só que agora, na vida real. Basta pagar R$ 78,90 por ano para ser dirigente.
"Entretenimento", segundo um dos idealizadores, Vicente di Cunto, o MTDF pretendia comprar um clube do eixo Rio-São Paulo. A negociação com o Juventus, tradicional paulistano do bairro da Mooca, travou no conservadorismo do Conselho.
Então, Aguiar Júnior, presidente do Maguary, entrou em contato e após meses de tratativas, foi criada a parceria de co-gestão por três anos.
O MTDF tem quase 98 mil cadastrados. O site vai anunciar a equipe escolhida. A partir disso, quem quiser participar das decisões terá de contribuir financeiramente.
– Acreditamos que no início haja cerca de cinco a seis mil pagantes. E esperamos que esse número aumente de acordo com divulgação e, claro, resultados – explica Di Cunto.
Tudo será decidido em consenso entre os contribuintes. Tudo mesmo, desde a contratação de técnico e jogadores até a forma como o valor arrecadado será investido. Com o departamento de futebol reativado em 2009 (leia mais na próxima página), o Maguary vive as agruras de um clube pequeno. Atualmente, só tem elenco nas categorias de base. Para disputar a Terceira Divisão Cearense, no segundo semestre, terá de formar comissão técnica e seu grupo.
Os reforços serão debatidos virtualmente, mas para evitar bagunça e sugestões impossíveis, como José Mourinho e Lionel Messi, serão criados comitês e apresentadas opções segundo a realidade financeira.
Por falar em dinheiro, todos que toparem a aventura de comandar o Maguary devem saber: não está previsto retorno financeiro do investimento, mesmo em caso de sucesso.
– De jeito nenhum haverá dinheiro envolvido. Isso complicaria a fase operacional do projeto. Qualquer retorno será direcionado para o MTDF fazer o que quiser. Os associados poderão ter ingressos, camisas, viagens, coisas ligadas ao futebol. E os lucros farão o clube crescer ainda mais – esclareceu Vicente di Cunto.
As metas são ambiciosas: colocar o Maguary na Primeira Divisão do Ceará e no cenário do futebol nacional. É difícil vislumbrar o sucesso, mas quem tanto critica os dirigentes terá chance de ouro de fazer melhor.
BATE-BOLA
Vicente di Cunto, idealizador do MTDF
LANCENET!: O dinheiro dos membros será suficiente para impulsionar o futebol do clube?
Vicente di Cunto: Temos esperança de conseguir patrocinadores que não sejam oportunistas. Já falamos com a prefeitura de Fortaleza e algumas redes locais sobre patrocínio de camisa. Queremos atrair empresas maiores, falamos com algumas no passado, vamos ver agora quem realmente se interessa e quanto de grana vamos conseguir.
LNET!: E como vão fazer para administrar tanta gente querendo opinar no clube?
VC: Vamos abrir blogs, criar comitês, começar fechados e depois abrir aos poucos. Vamos ofertar aquilo que tivermos na mão, só vamos contratar o que tivermos dinheiro. Será responsável.
BATE-BOLA
Aguiar Júnior, presidente do Maguary
LNET!: Quem tomou a iniciativa de começar a negociar?
Aguiar Júnior: Eu me cadastrei no site e acompanhei a negociação com o Juventus. Havia duas divergências: eles queriam um time de Rio ou São Paulo, e comprar. O Maguary não estava à venda. Depois entrei em contato e resolvemos essas duas questões.
LNET!: O que o Maguary tem hoje para começar a parceria?
AJ: Temos técnico e atletas da base porque só vamos disputar a Terceira Divisão no segundo semestre.
LNET!: E a partir de quando vão ser feitos investimentos para a equipe profissional?
AJ: Queremos fazer pré-temporada em junho, está tudo ligado à arrecadação. O esforço é para o trabalho ser feito com antecedência.
O que estará nas mãos dos associados:
Investimentos
Membros pagantes vão determinar como o valor arrecadado será aplicado: categorias de base, reforços, infraestrutura...
Jogadores
Inicialmente será definido o perfil do time para obter o acesso à Segunda Divisão local: de garotos ou veteranos? Depois, os nomes serão debatidos.
Técnico
Também terá perfil apontado e será escolhido entre poucas opções selecionadas por sócios mais ativos no projeto.
Dinheiro
A promessa é não gastar nenhum centavo além do que for arrecadado por membros e patrocínio.
FORA DO BRASIL
Inglaterra
O "My Football Club" é o projeto mais famoso, criado pelo jornalista Will Brooks em 2007. No ano seguinte, o Ebbsfleet, da quinta divisão, foi comprado por 28 mil associados do site. A Nike, inicialmente, forneceu uniformes. Hoje a Lotto é uma das parceiras do clube, que melhorou financeiramente, mas foi rebaixado e atualmente disputa – e lidera – a sexta divisão do futebol inglês.
Israel
Em 2007, torcedores passaram a ter direito de opinar em decisões administrativas e técnicas do Hapoel Kiryat Shalom, primeiro time comandado pela internet, mas não eram donos.
Itália
O "Squadra Mia" quer técnicos/dirigentes para gerir o Santarcangelo, da Série D, sob custo de 60 euros (137 reais) por ano.
Time do povo é tetracampeão estadual, mas já viu departamento de futebol fechar duas vezes
Talvez nem os futuros dirigentes do Maguary imaginem que o clube já foi "maior" do que o Fortaleza e pode se orgulhar de um tetracampeonato estadual, mesmo tendo jogado futebol profissional por apenas 26 dos seus 86 anos de história.
Em 2009, Aguiar Júnior, político e advogado, concretizou o projeto de quase uma década de reativar o futebol do clube, extinto em 1975.
O Sport Club Maguary foi fundado em 1924 por ingleses e brasileiros em homenagem ao curtume de mesmo nome, implantado em 1916 pelos imigrantes às margens do Rio Maguari, em Fortaleza.
A origem e a luxuosa sede já indicavam um clube de elite. Naqueles tempos, a equipe era a maior rival local do Ceará. Apenas cinco anos depois da fundação, veio o primeiro título estadual. O ápice do Maguary, ironicamente, causou a dissolução do departamento de futebol. Em 1943 e 44, a conquista do bicampeonato ouriçou a diretoria, que investiu pesado demais para tentar o tri. O fracasso afetou as finanças, as dívidas se multiplicaram e restaram a sede social e modalidades como vôlei e basquete.
A maioria dos torcedores migrou para o Fortaleza, em razão da rivalidade com o Ceará. Na década de 1970 houve uma tentativa de reerguer o Maguary, mas durou apenas três anos. Agora, com o MTDF ao lado, o presidente espera, enfim, retomar as tradições do Maguary.
– Eles vão administrar as categorias de base e o elenco profissional. O Maguary vai gerir o site, que é do nosso interesse. Teremos três grupos de gestão bem definidos: a área técnica para o departamento de futebol, a de marketing, na captação de recursos, e a financeira, para aplicá-los – explicou Aguiar Júnior, entusiasta da parceira.
Apesar de parecer pouco plausível a ascensão de um clube gerido por milhares de anônimos, o presidente tem esperança que o projeto inovador atraia a atenção de grandes empresas para patrociná-los.
A escolha de um time cearense, fora do eixo Rio-São Paulo, pode ser um empecilho na visão do próprio Aguiar, por isso, o início da parceria não poderá causar incertezas.
Os campeonatos da base serão os primeiros desafios para que o Maguary, chamado "Clube dos Príncipes" possa voltar a reinar entre os grandes no futebol cearense.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias