menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Maria Suelen Altheman vai à semi no Mundial de Judô com ippon relâmpago


Escrito por

Líder do ranking mundial da categoria pesado (acima de 78kg), a judoca Maria Suelen Altheman está na semifinal do Mundial de Judô, no Rio de Janeiro. Neste sábado, a brasileira não deu chances para suas adversárias no ginásio do Maracanãzinho, obtendo duas vitórias por ippon. Nas quartas de final, sua classificação veio com um ippon relâmpago, com apenas 32 segundos de combate.

Aos 25 anos, Maria Suelen busca sua primeira medalha em Mundiais. Em Paris-2011, foi derrotada nas oitavas de final pela cubana Idalys Ortiz que, no ano seguinte, se tornaria campeã olímpica em Londres.

Em 2013, a brasileira faz uma excelente temporada, com 16 vitórias e apenas duas derrotas. Ela foi campeã do Grand Prix de Dusseldorf, em fevereiro, bronze no Europen Open de Praga, em março, ouro no Grand Slam de Baku e prata no World Masters, ambos em maio, prata no Mundial Militar e ouro no Grand Slam de Moscou, ambos em julho.

Quinta colocada na Olímpiada de Londres-2012 depois de perder a disputa do bronze para a japonesa Wen Tong, Maria Suelen começou este Mundial de bye na primeira rodada. Com apenas 21 atletas na chave, estreou nas oitavas de final contra Gulzhan Issanova, do Cazaquistão.

A brasileira havia perdido para a adversária na final da Copa do Mundo de Almaty, em 2011, mas dera o troco na repescagem da Olimpíada de Londres. Neste sábado, Maria Suelen forçou duas punições para a rival. Em seguida, o árbitro puniu a brasileira, mas deu a terceira para a cazaque. Com uma nova punição, Issanova acabou desclassificada.

Nas quartas de final, Maria Suelen encarou a sul-coreana Eunkyeong Kim. Logo em seu primeiro ataque, a brasileira obteve um yuko. No chão, na sequência do golpe, a líder do ranking imobilizou a rival e conseguiu o ippon com apenas 32 segundos.

Na semifinal, a partir das 16h (de Brasília), Maria Suelen vai encarar a francesa Emilie Andeol. Em três confrontos anteriores, a rival levou a melhor nas oitavas de final da Copa do Mundo de Varsóvia e na final do Grand Prix de Abu Dhabi, ambas em 2012. Este ano, no entanto, a brasileira ficou com a vitória na final do Grand Prix de Dusseldorf.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter