Michel, o guerreiro do Ceará
O sucesso da defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro está diretamente ligado a um jogador que pouco aparece em campo: Michel. O volante, que chegou ao Ceará em 2007 após uma passagem pelo Sport, é o principal homem de marcação da equipe, com mais de cem desarmes já realizados.
O número impressiona. No elenco do Ceará, Michel lidera as estatísticas com sobra. Para efeito de comparação, o jogador alvinegro supera Willians na atual temporada. No ano de 2009, o atleta do Flamengo foi o campeão de desarmes do Brasileirão, mas fica atrás do cabeça de área do Vovô na temporada.
A costumeira garra e raça demonstrada em campo, rapidamente transformaram Michel em ídolo da torcida alvinegra e ainda lhe rendeu o apelido de guerreiro.
O sucesso com a camisa do Vovô na defesa começou a se repetir no setor ofensivo. Michel, que não tem intimidade nenhuma com o gol, já balançou as redes em duas oportunidades na Série A. Um detalhe chama a atenção, os dois gols contaram com falhas dos goleiros..
No primeiro, contra o Inter, um chute de fora da área e a colaboração de Pato Abondanzieri. O goleiro argentino tentou encaixar a bola e ficou com as penas do frango na mão. Assim como Márcio. O dono da camisa 1 do Atlético-GO repetiu a dose do hermano, no último confronto contra o Ceará, e também falhou no forte chute do guerreiro alvinegro.
Outro lado da moeda
Também existe a preocupação em relação a outros números. Por ser um jogador de pegada forte, Michel comete muitas faltas em campo. Na atual temporada, ele já desfalcou o Ceará em três partidas, em duas o Vovô saiu derrotado. Contra o São Paulo, no Morumbi, e contra o Vasco, no Castelão.
Michel é disparado o jogador com maior número de faltas no Campeonato. São 105 cometidas nas 32 rodadas já realizadas. Média alta se considerarmos que o volante não esteve em campo em todas as partidas.
Sucesso e interesse
Com as boas atuações desde o início da Série A vestindo a camisa do Vovô, Michel foi alvo de diversos clubes durante a paralisação para a Copa do Mundo. Como havia feito apenas seis partidas, por conta de uma suspensão cumprida ainda nas sete primeiras rodadas, ele poderia reforçar qualquer clube da competição.
A cobiça ligou a luz de alerta da diretoria do Ceará, que agiu rápido e renovou o contrato do guerreiro alvinegro. O vínculo de Michel com o Ceará foi estendido até 2011. O clube que se dispor a tirar o volante do Vovô terá que pagar uma multa de R$ 3 milhões.
Valor que o Internacional, aparentemente, concorda em investir. O Colorado vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa e, quando esteve no Castelão para enfrentar o time cearense, os boatos de uma conversa começaram a se tornar fortes. Assim, o torcedor do Ceará pode estar, aos poucos, se despedindo de um dos seus grandes ídolos.
Ficha Técnica
Nome completo: Michel Miguel da Silva
Idade: 29 anos
Nascimento: 08/06/1981
Naturalidade: São Paulo/SP
Altura: 1.8m
Gols: 2
Peso: 78.0 Kg
Clubes: Boca Júnior-SE, Confiança-SE, Sport/PE e Ceará-CE