Pesista brasileiro renasceu depois de ‘doping obscuro’


Escrito por

O brasileiro Fernando Saraiva Reis, do levantamento de peso, foi campeão pan-americano em Guadalajara-2011 só três dias depois de encerrada sua suspensão por doping.

O caso não foi divulgado no Brasil pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), e ocorreu no primeiro semestre do ano passado nos Estados Unidos. Em 10 de abril de 2011, o atleta de 21 anos foi flagradoemexame no Campeonato Nacional Universitário,em Shrevport. Ele testou positivo para a substância metilhexanamina, segundo nota divulgada pela Agência Antidoping Americana (Usada, em inglês) quatro dias depois.

Neste ponto, há um conflito entre as versões da Usada e da CBLP. Em carta enviada ao L! pelo presidente da entidade, Ricardo de Mesquita Calmon, não foi metilexanamina que causou a punição, mas efedrina. As duas são estimulantes, mas originadas de compostos diferentes.

Em comumentre as informações da Usada e da CBLP está o fato de que Fernando foi suspenso por seis meses, a partir de 24 de abril de 2011. Com isso, a punição acabou em 24 de outubro, quando os Jogos Pan-Americanos já haviam começado. Três dias após o término da pena, o brasileirom competiu na categoria acima de 105kg e conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil na história do Pan no levantamento de peso.

Segundo Calmon, o pesista ingeriu um suplemento alimentar contaminado vendido legalmente nos Estados Unidos. Assim, a CBLP considera que não houve dolo de Fernando no teste positivo. A entidade, por sua vez, não divulgou o caso na época por meio de nota oficial à imprensa ou em seu site.

Se a Usada e a CBLP admitem o doping de Fernando, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, em inglês) não faz o mesmo. No site da entidade, há uma lista anual de atletas flagrados, mas que não computa o brasileiro.

A reportagem tentou entrar em contato com a IWF seguidas vezes por e-mail para esclarecer o assunto, mas não obteve resposta. Na Olimpíada de Londres, Reis competirá as eliminatórias e a disputa por medalha no mesmo dia (7 de agosto), também na categoria acima de 105kg.

Fernando Reis não fala sobre o caso

Procurado ontem pelo L!, Fernando Saraiva Reis não quis comentar o tema. O atleta apenas informou por meio da assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que não iria falar.

O competidor chegou a Londres no último fim de semana e realiza a preparação final para a Olimpíada no centro de treinamento do Time Brasil em Crystal Palace. Está prevista para amanhã uma coletiva do competidor para a imprensa brasileira.

Quem é

Nome: Fernando Saraiva Reis

Nascimento: 3 de outubro de 1990 (21 anos), em São Paulo.

Altura e peso: 1,85m e 132kg.

Categoria: Acima de 105kg.

Principais resultados:
Campeão no Pande Guadalajara-2011; bronze no Mundial Júnior da Bulgária-2010 na prova de arranque; prata nos Jogos Sul-Americanos de Medellín-2010.

Técnico vê apenas Reis com chance de pódio

Na opinião do técnico da Seleção Brasileira de levantamento de peso, o romeno Dragos Stanica, Fernando Saraiva Reis é o único
atleta do país com condições de brigar por uma medalha olímpica, e nas próximas edições. Ele não acredita que Reis tem chances de concorrer ao pódio nos Jogos de 2012.

- A diferença que o separa da elite do esporte ainda é bastante grande. Mas, por outro lado, o ritmo de
crescimento dele é grande. Stanica não é otimista em relação ao futuro. Para o treinador, não haverá tempo de preparar outros
pesistas para brigar pelo pódio na Olimpíada do Rio, em 2016.

- A única possibilidade de medalha em 2016 é Fernando. Demora para lapidar um atleta. Querem trazer mais treinadores de fora,
mas para treinar quem? Não há material humano - protestou.

Além de Reis, o Brasil tem apenas mais uma representante em Londres: Jaqueline Ferreira.

Radicado no Brasil há anos, Stanica tem um projeto no Rio de Janeiro, onde mora. Ele se mostrou cético quanto à manutenção do investimento após a Rio-2016.

- Acho que depois de 2016 não haverá continuidade. Espero que tenham decência de manter esse projeto olímpico - disse Stanica.

Flagra

Fernando Reis foi flagrado em 10 de abril de 2011 no Nacional Universitário em Shrevport, estado de Louisiana. Na época, ele treinava e estudava na Universidade de Lindenwood, na cidade de Saint Charles. No dia 14, a Agência Antidoping Americana (Usada) publicou o caso em seu site e suspendeu Fernando por seis meses a partir de 24 de abril. Ele perdeu todos os resultados, medalhas, prêmios e pontuação obtidas nos EUA de 10 de abril até o fim da pena.

Números

2 Atletas: tem o Brasil no levantamento de peso em Londres: Fernando Reis e Jaqueline Ferreira.

O medalhas: Brasil obteve até hoje no levantamento de peso em Jogos Olímpicos.

12 Olimpíadas: O Brasil já enviou atletas no levantamento de peso em 12 edições dos Jogos.

Paulo Roberto Conde colaborou na matéria

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter