No dia 19 de abril de 2008, em Quebec, Canadá, a categoria meio-médio do UFC conheceu o campeão mais dominante de sua história. Na verdade, Georges Saint Pierre já era conhecido do público e já havia sido o dono do cinturão. Porém, após conquistá-lo pela primeira vez, em novembro de 2006, o canadense perdeu seu posto diante de Matt Serra, em abril de 2007. Na revanche, que aconteceu há cinco anos (completados nesta sexta), GSP reconquistou o cinturão dos meio-médios e não largou mais. Para relembrar alguns momentos do campeão, o LANCE!Net falou com Braulio Estima, treinador de jiu-jitsu do canadense, que fez parte desta trajetória.
- Ele é um cara fantástico. É engraçado, gente boa, tem os pés no chão... A primeira vez que treinamos juntos foi em Londres, durante uma semana. Ele veio para treinar comigo e com o Roger Gracie. Ele é um atleta excepcional. Nunca está fora de forma. Dois dias após lutar, ele já está treinando de novo. Ele vive para isso. Ele é um grande exemplo do nosso esporte. Tem o pé no chão. Não tem ego. É por isso que ele é adorado e um grande campeão - disse o treinador, que trabalhou com o canadense pela primeira vez na preparação de GSP para defender seu cinturão diante de Jake Shields, em abril de 2011.
Braulio Estima também comentou o momento mais marcante em sua participação no reinado de Georges Saint Pierre. Aconteceu no dia 17 de novembro de 2012, na defesa de cinturão do campeão diante de Carlos Condit.
- A luta contra o Condit foi uma luta bem marcante. Ele estava há muito tempo fora do octógono, sem lutar. Ele foi lá, contra um top da categoria, depois de tanto tempo, e conseguiu controlar a luta. E, mesmo com o knockdown que sofreu no terceiro round, voltou bem e ainda ganhou aquele round. Foi marcante, pois mostrou o campeão que ele realmente é. Teve de dar a volta por cima e suportou a pressão. Coisa de campeão - relembrou.
Confira a trajetória de GSP nos últimos cinco anos como dono do cinturão dos meio-médios
UFC 83 - A CONQUISTA
No dia 19 de abril de 2008, Georges Saint Pierre encarou Matt Serra, que havia lhe tomado o cinturão da categoria na primeira vez que se enfrentaram. Se no primeiro encontro GSP foi nocauteado pela primeira e única vez em sua carreira, no reencontro, o canadense providenciou o troco na mesma moeda e retomou o cinturão das mãos do rival com um nocaute técnico a cinco minutos do fim do segundo round. Ali era iniciada a "Era Saint Pierre" no UFC.
UFC 87 - A AFIRMAÇÃO
Em sua primeira defesa de título, GSP enfrentou Jon Fitch, que até então estava invicto em sua carreira dentro do UFC após oito triunfos. Demonstrando que seu reinado seria difícil de ser tomado, St. Pierre dominou seu adversário e conquistou a vitória na decisão dos juízes.
UFC 94 - DUELO DE CAMPEÕES
A história de "superluta" ou "luta do século" já é antiga na maior organização de MMA do mundo. No evento que aconteceu no dia 31 de janeiro de 2009, a franquia colocou frente a frente dois campeões do evento. Para disputar o cinturão dos meio-médios, BJ Penn, então dono do cinturão dos leves, subiu o peso para desafiar Georges na categoria de cima e tentar se tornar o primeiro lutador da história do UFC a deter dois cinturões ao mesmo tempo. Mas não foi dessa vez. St. Pierre atropelou BJ e levou a vitória por nocaute técnico. Resultado da paralisação por parte do córner do havaiano.
UFC 100 - A FESTA
No show que comemorou a centésima edição do evento, no dia 11 de julho de 2009, St. Pierre defendeu seu cinturão pela terceira vez. O desafiante, Thiago Alves, foi o primeiro e único brasileiro até hoje a enfrentar o canadense. O campeão manteve seu título após novo triunfo na decisão unânime dos juízes.
UFC 111 - "BYE BYE, EUA"
Na última vez que lutou nos Estados Unidos, em março de 2010, Georges defendeu seu cinturão diante do inglês Dan Hardy. Sem surpresas, o canadense dominou o lutador de cabelo vermelho. O desafiante mostrou coração ao sobreviver às inúmeras investidas de finalização do campeão. Outra vitória na decisão dos juízes.
UFC 124 - AULA
Depois de participar da 12ª temporada do The Ultimate Fighter, reality show do UFC, St. Pierre encarou Josh Koscheck. Após ser um dos treinadores do programa e ensinar aos lutadores de seu time a se transformarem em campeões, o canadense deu uma verdadeira aula de boxe a Josh Koscheck. Com um jogo impecável, GSP dominou seu oponente e teve mais uma defesa de cinturão bem sucedida após a vitória na decisão.
UFC 129 - RECORDE
No dia 30 de abril de 2011, o UFC bateu o recorde de público em uma edição do evento quando acomodou 55 mil torcedores em seu primeiro evento dentro de um estádio. Na luta principal do show que aconteceu em Toronto, Canadá, a estrela da casa venceu Jake Shields na decisão dos juízes. Apesar da vitória, foi uma das apresentações mais decepcionantes do campeão, que reconheceu seu desempenho fraco após a luta.
UFC 154 - O RETORNO
Um ano e sete meses sem lutar. Foi o tempo que o campeão meio-médio ficou inativo por conta de uma lesão no joelho direito. De volta ao maior show de MMA do mundo, GSP mostrou o verdadeiro campeão que é ao vencer Carlos Condit, em novembro de 2012. Apesar de ter sofrido um knockdown, onde quase perdeu o combate, o triunfo veio na decisão unânime dos juízes.
UFC 158 - RESPOSTA
Depois de ouvir durante meses e meses as provocações de Nick Diaz, St. Pierre teve aquilo que queria. Deu a chance ao polêmico americano para uma disputa de cinturão e o enfrentou no evento que aconteceu no último dia 16 de março. Na quarta vez seguida que se apresentou em seu país, GSP presentou os fãs canadenses com mais uma vitória soberana. Sem dar chance a Diaz, o campeão defendeu seu título em mais um triunfo conquistado na decisão dos juízes.