Saiba um pouco mais sobre o Robertão e a Taça Brasil
- Matéria
- Mais Notícias
Alvos da polêmica recente, a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa foram disputados entre os os anos de 1959 e 1970. Sem definições mais claras e falta de consenso, as competições jamais foram ratificadas como o torneio que consagrava o campeão brasileiro de futebol. Conheça um pouco mais sobre estas duas competições.
Taça Brasil
Por determinação de João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desporto (CBD, atual CBF), o torneio foi criado para definir o representante brasileiro no Campeonato Nacional de Clubes (atual Libertadores). Os times de Rio de Janeiro e São Paulo entravam nas fases decisivas. O campeonato era disputado em sistema de mata-mata. A primeira edição ocorreu em 1959. O campeão foi o Esporte Clube Bahia, que bateu o Santos na final. Os campeões seguintes foram: Palmeiras (60), Santos (61/62/63/64/65), Cruzeiro (66), Palmeiras (67) e Botafogo (68).
Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Em realidade, o Torneio Rio-São Paulo tinha este nome, o que sugere que o Robertão foi um aperfeiçoamento da competição reginal. Sua primeira edição ocorreu em 1967, e teve o Palmeiras como campeão. Por sinal, o Palmeiras havia ganho a Taça Brasil neste mesmo ano, o que renderia dois títulos nacionais em apenas um ano. Entre os anos de 67 e 68, o Robertão foi disputado em paralelo à Taça Brasil. De 68 até 70, também foi conhecido pelo nome de Taça de Prata. Os campeões do Roberto Gomes Pedrosa foram: Palmeiras (67), Santos (68), Palmeiras (69) e Fluminense (70)
LEIA MAIS:
- Exclusivo! Dossiê da unificação dá margens para contestação
- Dossiê da unificação tem argumentos contraditórios
- Dossiê cita 'Placar' e ditadura como possíveis responsáveis pelo esquecimento
- Conheça os principais pontos do 'dossiê da unificação'
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias