menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Teste antidoping supresa de Aldo acaba em confusão e multa a coletor


Escrito por

A um mês da defesa de cinturão dos penas contra o irlandês Conor McGregor, que vai acontecer dia 11 de julho, em Las Vegas (EUA), no UFC 189, José Aldo foi colocado no meio de uma confusão envolvendo um teste antidoping surpresa, que se realizou na academia Upper, no Rio de Janeiro, sede da equipe Nova União. No entanto, ao invés da coleta normal, o fato  terminou em autuação, multa e notificação para deixar o país ao profissional enviado pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) encarregado do teste. O episódio foi revelado pelo site "Combate.com".

Assim que chegou ao local, José Aldo foi informado que seria submetido ao exame e cumpriu todos os procedimentos de maneira tranquila. No entanto, seu empresário e líder da equipe André Pederneiras estranhou o fato do pote em que contava a urina do campeão não ter nenhuma identificação. Dessa maneira, contactou a Comissão Atlética Brasileira de MMA. Para sua surpresa, a entidade que controla os testes também não havia sido informada do teste e acionou a Polícia Federal. Ao chegar na academia, ela descobriu que o funcionário identificado como Ben Mosier, do laboratório Drug Free Sport, não tinha visto de trabalho no Brasil e não poderia realizar qualquer ação dessa maneira.

Convocado para comparecer a Upper, Cristiano Sampaio, diretor operacional da CABMMA, passou por uma reunião com o treinador do lutador, o coletor e a Polícia Federal. Foi decidido que Mosier seria multado em R$413,88 e também teria que deixar o país em cerca de uma semana.

- Fizemos tudo que eles queriam, até dar essa confusão. O Aldo já tinha feito o teste, que estava no pote. Mas quando a Comissão chegou e viu como o teste foi realizado e disse que não era a forma padrão de como é realizado no Brasil. E teve um agravante a mais porque um policial federal constatou que, na verdade, a pessoa que estava aqui não poderia nem estar fazendo nada de trabalho. Ele não tinha o visto de trabalho legal para fazer esse tipo de função e ele ainda tinha problema com a imigração. Não nos metemos nisso e isso é uma confusão entre Comissão Atlética Brasileira e a Comissão de Nevada. O UFC não tem nada a ver com essa história, quem faz esse tipo de testes é a comissão atlética - adiantou Dedé Pederneiras.

Questionado sobre o fato, Aldo se mostrou tranquilo com a situação e garantiu que não teria problemas em fazer o teste. O campeão, inclusive, que essa seria a primeira vez que seria submetido ao exame, mas afirmou que essa situação deveria ser administrada pela CBMMA.

- Todo mundo tem passar por isso agora e considero esse teste normal. Essa foi a minha primeira vez aqui no Brasil. Mas acho que quem deveria estar a frente disso era a comissão brasileiro, por eu morar aqui. Mas não tem problema. Lutar, mijar para mim é a mesma coisa - completou o brasileiro.

Após o incidente, o campeão já foi submetido a um novo exame antidoping, segundo divulgado pelo site MMA Fighting. Dessa vez com a Comissão Atlética Brasileira de MMA em acordo com a Comissão Atlética de Nevada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter