menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Na Gávea, cavalo também vai ao dentista

Problemas odontológicos afetam os atletas, que precisam de acompanhamento de especialistas

dentista
imagem cameraSAÚDE BUCAL - Cavalos de corridas, verdadeiros atletas, devem ter acompanhamento odontológico periódico <i>(Divulgação JCB)</i>
Avatar
Lance!
Rafael Cavalcanti
Dia 10/07/2016
21:41
Atualizado em 11/07/2016
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

"Que cavalo dado não se olha os dentes' é uma verdade absoluta da sabedoria popular brasileira, isso não se discute. Mas se o cavalo for seu, é bom dar um confere na dentição dos equinos. Assim como nós, os cavalos precisam de um acompanhamento regular odontológico. É muito comum que os bichos sintam dores na boca, porque os dentes “crescem” e a troca dentária ocorre a cada seis meses, até os cinco anos de idade. No caso dos corredores, essa vigília é permanente. Cavalos com dentes em dia têm melhor desempenho nas pistas, menos risco de problemas digestivos e, proporcionalmente, mais tempo de vida.

A alimentação do atleta é um dos itens mais importantes no trato de um Puro Sangue Inglês. Cavalos com problemas odontológicos não se alimentam bem, se defendem na boca durante uma corrida e têm seu desempenho comprometido. É preciso a visita regular de um dentista, a cada seis meses, até os cinco anos. E não é uma tarefa das mais fáceis para os dentistas de equinos.

Confira mais detalhes na reportagem especial que Marcelo Smigol fez para a TV Turfe.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias