Depois do convite feito à deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) ter gerado uma polêmica entre torcedoras vascaínas em janeiro, o clube confirmou a parlamentar na segunda edição do evento "Vasco Delas", no próximo sábado . Idealizado pela 2ª Vice-Presidente Geral do clube, Sônia Andrade, o encontro será realizado entre 11h e 16h, na Sede Náutica da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, para debater a violência contra mulher.
Na ocasião do anúncio do nome da deputada, Integrantes do movimento "Vascaínas Contra o Assédio", grupo criado em junho do ano passado para combater o machismo nas arquibancadas, lançaram uma nota de repúdio contra a presença da parlamentar no evento. As torcedoras alegavam que a participação de Joice ia de encontro à história do Cruz-Maltino de defesa das minorias.
Joice Hasselmann foi eleita a deputada federal mais votada da história da Câmara com 1.078.666 votos pelo estado de São Paulo, no pleito de 2018. Ela é integrante do mesmo partido e uma das mais ferrenhas defensoras do presidente da república, Jair Bolsonaro. Polêmica, Joice chegou a se definir em entrevistas como "Bolsonaro de saias". A paranaense diz abertamente considerar o movimento feminista "cafona" e "vitimista".
Procurada pelo LANCE! para falar do episódio em janeiro, a parlamentar atribuiu à nota de repúdio a um "ranço eleitoral de grupos derrotados".
– Fiquei muito feliz com o convite. Respeito muito a Sonia, vice-presidente do Vasco. Essas moças que fizeram a nota de repúdio estão ligadas a partidos políticos e bandeiras políticas que representam o retrocesso em nosso país. O que nós queremos não é um país para minorias ou maiorias, mas um Brasil para todos. Vou estar sim no "Vasco Delas" para defender uma lei mais rígida por violência contra a mulher. Inclusive, assim que assumir meu mandato, vou convocar uma audiência pública para discutir esse assunto com verdadeiras representantes do Vasco da Gama, que tem uma mulher na diretoria. O choro é livre. Represento todas, não faço distinção. Quando discuto uma política, discuto política de nação. Essa turminha que está querendo fazer barulho tem que entender que a eleição já passou. Elas militaram bastante pela eleição do candidato derrotado e, lamentavelmente, devem estar ainda com esse "ranço eleitoral" – respondeu Joice.
Além da deputada, vão participar do debate, que será mediado pela própria Sônia Andrade, a Delegada da Polícia Civil Juliana Emerique, atual Diretora Geral das 15 Delegacias de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, a Desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a jornalista e apresentadora Vanessa Riche.
A dirigente, primeira mulher a ocupar o cargo no clube carioca, anunciou o lançamento da cartilha "Vasco contra todas as violações de direitos" como o ponto alto do encontro.
– Uma das minhas missões como 2ª Vice-Presidente Geral do Vasco da Gama tem sido colocar o Clube como protagonista em ações contra a violação dos direitos. Esta segunda edição do Vasco Delas ressaltará, fundamentalmente, a importância da mobilização justamente contra a violação dos direitos, com o lançamento de uma cartilha, e a relevância da presença da mulher na sociedade e no esporte – comentou Sônia Andrade.
O evento contará ainda com a participação do Presidente da Diretoria Administrativa do Vasco da Gama, Alexandre Campello, do Vice-Presidente do Departamento Social, Marcos Macêdo, e de ilustres convidadas, como a Deputada Federal Soraya Santos (PR – RJ), a atleta do Clube Priscila Cachoeira Gomes da Silva, lutadora de MMA, e Dijoráh Moraes Araújo, uma das torcedoras-símbolo do Vasco da Gama.
Os ingressos para a segunda edição do Vasco Delas estão à venda no Restaurante do Almirante e na Loja Gigante da Colina, ambos em São Januário, e na Sede Náutica da Lagoa. Sempre das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 90,00 e dá direito à feijoada (incluindo bebida) e a assistir os debates. Sócio (Estatutário e Torcedor) paga R$ 75,00. Haverá ainda show com o músico Milton Guedes.
*Sob a supervisão de Hugo Mirandela