menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Autuados, 69 torcedores do Vasco são transferidos para presídio em Benfica

Vascaínos presos na sede da 'Força Jovem', que planejavam ataques a flamenguistas antes do jogo no Maracanã, foram qualificados por diversos crimes, como associação criminosa

Ação conjunta prende em flagrante 69 torcedores do Vasco
Torcedores do Vasco foram encaminhados para presídio em Benfica (Foto: Divulgação)

Escrito por

Dos 77 torcedores do Vasco (entre eles seis menores) detidos antes do clássico contra o Flamengo, 69 foram encaminhados para a para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Eles foram qualificados pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Duas pessoas foram liberadas após prestarem depoimento. Os seis menores foram encaminhados para a Central de Garantias - Norte e autuados por ato infracional ao crime de desobediência e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Alguns torcedores, presos em flagrante nas imediações da sede da 'Força Jovem Vasco', já tinham restrição de afastamento de estádio. Além disto, a organizada está banida de ir a estádios e precisaria ficar a mais de 5 km de distância do Maracanã, e a sede da torcida fica apenas a 2,5 km. 

Todos os presos foram encaminhados para o Juizado Especial do Torcedor que converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva. Na sede do grupo foram apreendidos objetos como fogos de artificio, facas, canivetes, soco inglês e cassetetes. De acordo com a PM, os suspeitos estavam se concentrando para promover algum tipo de ataque nos arredores do Maracanã.

- Nós tivemos informações de que um grupo de torcedores da Força Jovem iria fazer ataques a torcedores do Flamengo no entorno do Maracanã. A gente esteve em São Cristóvão e vimos um grupo com todas as pessoas usando camisas pretas, que é uma característica de grupos que atacam. E como eles têm uma restrição de 5 km do estádio e a sede fica a 2,5 km, de cara eles estavam descumprindo a medida judicial - afirmou o Major Silvio Luiz, do Gepe, ao GloboEsporte.com, apontando que os materiais apreendidos evidenciam que os torcedores planejavam uma emboscada:

- Eles foram abordados, cercados, presos e na revista foram encontrados pedaços de madeira, protetor bucal, soco inglês, o que, na minha opinião, confirma a tese de que eles iriam atacar a torcida do Flamengo. Não houve resistência - completou.

Confira na íntegra a nota da Polícia Civil:

A Policia Civil autuou em flagrante, neste sábado (28/10), 69 torcedores do Vasco que planejavam uma briga com torcedores do Flamengo, nas imediações do Estádio do Maracanã, durante a partida entre os dois times. Seis menores foram encaminhados para a Central de Garantias - Norte e autuados por ato infracional ao crime de desobediência e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Segundo as informações, o grupo formado por 77 pessoas estava reunido na sede da torcida do Vasco, no bairro de São Cristóvão, onde foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados para a projeção da 18ª DP (Praça da Bandeira) no Maracanã.

A autoridade policial de plantão apreciou o caso e, após todos os 71 detidos serem qualificados, autuou 69 deles pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor. Duas pessoas foram liberadas após prestarem depoimento.

Todos os presos foram encaminhados para o Juizado Especial do Torcedor que converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva. Na sede do grupo foram apreendidos fogos de artificio, facas, canivetes, soco inglês e cassetetes.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter