Brasileirão 2018: Vasco entra para reafirmar peso no cenário nacional
Clube passou por dois rebaixamentos na década e quer reforçar tamanho no futebol brasileiro. Disputar dignamente e buscar uma vaga na Libertadores 2019 são as metas
- Matéria
- Mais Notícias
O Vasco chega no Brasileirão para se aventurar. O clube que passou por dois rebaixamentos na década precisa demonstrar seu tamanho novamente no futebol brasileiro. E, mesmo sem obrigação de título e com poucas chances de brigar nas cabeças até o final, a expectativa é positiva. Zé Ricardo vem criando uma forma de jogar que deixa o torcedor otimista, mesmo faltando claramente algumas peças no elenco. As maiores chances de conquista são nas copas mata-mata. Porém, fazer um campeonato digno é a meta do Cruz-Maltino, que briga pela vaga direta na próxima Libertadores, mantendo uma regularidade de campanhas na parte de cima da tabela.
Time-base
Atualmente, Zé Ricardo não conta com peças importantes como Breno, Ramon, Giovanni Augusto, Kelvin e principalmente Paulinho, todos lesionados. A formação tática costuma mudar, mas a preferência é com os seguintes atletas:
O que fez em 2018
Aproveitamento: 11 vitórias/ 3 empates/ 7 derrotas/ 38-28 gols/ 57,14%
Carioca: vice-campeão
Libertadores: 1 ponto, Grupo 5
Copa do Brasil: entra nas oitavas de final
Opinião
Assim como em 2017, o Vasco inicia a atual edição do Brasileiro como uma incógnita. O elenco, comandado por Zé Ricardo, possui carências, sobretudo na posição de zagueiro e centroavante. Não vejo, neste momento, o Cruz-Maltino como postulante ao título. Por outro lado, está longe de ter grandes riscos de rebaixamento. Contudo, tudo vai depender do que acontecerá com o clube fora de campo.
Com graves problemas financeiros, o Vasco não tem condições de reforçar o elenco da maneira que o torcedor imagina. Além disso, o principal jogador e revelação, Paulinho, pode ser negociado no meio do ano para que o Cruz-Maltino tenha um respiro nos cofres. Diante de tal incerteza, creio que Zé Ricardo, mais uma vez, terá papel decisivo para que um elenco com limitações surpreenda e belisque, ao menos, uma vaga na Libertadores.
Por Bernardo Cruz, editor do LANCE!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias