Vasco e Castan não chegam a acordo em reunião; novo encontro até quarta
Primeira reunião entre as partes aconteceu na noite da última segunda-feira, mas terminou sem desfecho. Envolvidos voltarão a se encontrar, enquanto Corinthians aguarda
A primeira reunião entre representantes de Leandro Castan e o Vasco, na noite da última segunda-feira, terminou sem acordo. O zagueiro, que despertou o interesse do Corinthians a pedido do técnico Fábio Carille, tem contrato com o Cruz-Maltino válido até 31 de dezembro de 2019, mas não tem decidido por onde irá atuar na próxima temporada. Um novo encontro entre as partes é esperado até quarta-feira. Enquanto não ocorre uma definição sobre o futuro do defensor, o Timão aguarda para, então, agir.
Durante este primeiro encontro, a cúpula de futebol do Vasco reafirmou aos representantes de Leandro Castan a vontade de o clube em permanecer com o zagueiro para 2019. O Cruz-Maltino, neste primeiro momento, ainda não apresentou uma proposta de ampliação do atual vínculo do defensor com o clube e bônus por metas, como era o planejado inicialmente. Apenas foi reiterado o aumento salarial a partir do mês que vem, como já determina o atual acordo de Leandro Castan em São Januário.
Por outro lado, os representantes de Leandro Castan comunicaram ao Vasco que o zagueiro vê com bons olhos a ida para o Corinthians. O desejo ficou ainda mais latente após o jogo de despedida de Emerson Sheik, na última sexta-feira, quando ele teve contato com a cúpula corintiana e alguns jogadores do clube paulista. Neste primeiro momento, para liberá-lo, o Vasco vem reafirmando a necessidade do pagamento da multa rescisória de 5 milhões de euros (R$ 22,2 milhões, na cotação atual).
Apesar de o Vasco viver um momento econômico delicado, com atraso de salários entre os funcionários, vale destacar que os vencimentos do elenco do futebol profissional em 2018, incluindo o de Leandro Castan, estão em dia - a folha de novembro, pelo acordo entre a diretoria e os jogadores, deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Apenas atletas que estão em São Januário desde 2017 que possuem débitos em atraso - folha de dezembro, décimo terceiro e férias do ano passado.
Vale destacar também que um trunfo do Corinthians para avançar em uma negociação com Leandro Castan é o fato de Fábio Carille ter indicado o zagueiro para o clube em 2010, após destaque do atleta no Grêmio Barueri no ano anterior. Atualmente, o elenco do Timão conta com quatro zagueiros: Henrique e Léo Santos, que vinham sendo titulares, além de Pedro Henrique e Marllon. Andrés Sanchez, atual presidente do Corinthians, também é próximo ao jogador, o que pode ajudar na evolução das conversas.
Leandro Castan, de 32 anos, retornou ao Brasil nesta temporada após quase sete anos no futebol da Itália. No Vasco, confirmou rapidamente o status de titular, sendo fundamental na permanência da equipe na elite nacional. Em São Januário, o defensor entrou em campo 15 vezes, com quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas - e não fez gols. No atual cenário, uma permanência de Leandro Castan no Cruz-Maltino seria facilitada caso ocorra a renovação contratual de forma antecipada.