O Conselho Deliberativo do Vasco aprovou, na noite desta quinta-feira, na Sede Náutica da Lagoa, a proposta de alteração no Estatuto Social no intuito de incluir a possibilidade de constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), de acordo com a legislação federal em vigor. Eles também aprovaram mudanças no regimento interno, que abre a possibilidade de votações online.
Durante a primeira das quatro etapas do rito de transformação da SAF, uma discussão aconteceu antes do início da votação. O conselheiro Sérgio Frias não gostou que o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, deu sequência sem ouví-lo mais uma vez.
Apesar de Fonseca ter solicitado a retirada do conselheiro por meio da ajuda de seguranças, Frias deixou o local ao lado de outros sete nomes: Aníbal Mendonça de Magalhães, Itamar Ribeiro de Carvalho, Alberto Pereira dos Santos, Gilberto de Almeida Pinto, Horácio Gilberto Cortinhas Neto, Jorge Dias Vieira e Ricardo Pereira de Vasconcelos.
Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW
Depois da discussão, o quórum passou a ser de 174 nomes e ao longo da votação a maioria aprovou a mudança no Estatuto. Com isso, o texto passa a permitir que o clube constitua uma Sociedade Anônima do Futebol. Vale lembrar que antes desse debate, o Cruz-Maltino era uma instituição sem fins lucrativos e associativa.
Na noite desta quinta, dos 169 votos computados pela mesa, 166 foram favoráveis à alteração no Estatuto Social e a inclusão da possibilidade da instituição de uma SAF no clube carioca e apenas três votaram contra. Cabe salientar que as abstenções não foram computadas.
Por outro lado, apesar da aprovação da inclusão da SAF, os conselheiros terão até às 12h desta sexta-feira para apresentar novas emendas a serem incluídas no estatuto social do clube. Elas serão votadas de forma online na próxima semana.
A próxima etapa do rito será a convocação de uma Assembleia Geral. Nela, os sócios terão a possibilidade de aprovarem ou não as mudanças no texto estatutário. Em seguida, haverão outras duas reuniões, uma do Conselho Deliberativo e outra novamente da Assembleia Geral para discutir sobre a constituição da SAF no clube e a proposta da 777 Partners.
+ Ao LANCE!, Carlos Brazil detalha a parceria do Vasco com o Genoa (ITA) no mercado: 'Agradeço muito'
Vale lembrar que a empresa norte-americana pretende adquirir 70% da SAF do Vasco, com investimento de R$ 700 milhões em três anos. Os sócios da 777 Partners aguardam os trâmites burocráticos, mas antes disso foi aprovado o empréstimo-ponte de R$ 70 milhões para que o Gigante da Colina coloque os salários em dia e se organize.
Na última quinta-feira, representantes da empresa estiveram presentes no Rio de Janeiro e conheceram as instalações cruz-maltinas. Além de visitarem São Januário e o CT Moacyr Barbosa, eles puderam assistir ao clássico contra o Flamengo, no Maracanã, no domingo.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca
Além disso, tiveram uma reunião com o prefeito Eduardo Paes para falar sobre a remodelação da Colina Histórica e deixaram claro ao governador Cláudio Castro o interesse em participar da licitação do Maracanã. Na visita ao Estádio do Vasco, a torcida compareceu e encantou Josh Wander e Juan Arciniegas.