menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Consórcio rejeita pedido do Vasco para mandar o jogo contra o Sport no Maracanã; clube pede reconsideração

Clube e grupo que administra o estádio travam outra polêmica para realização de mais uma partida do Cruz-Maltino no local

Torcida do Vasco
imagem cameraTorcida do Vasco lotou o Maracanã na vitória sobre o Cruzeiro (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/06/2022
17:36
Atualizado em 22/06/2022
18:28

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Consórcio Maracanã rejeitou o pedido do Vasco para que a partida contra o Sport, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, seja realizada no estádio. Com isso, mais uma polêmica surge entre o clube e os administradores do estádio. O Cruz-Maltino contestou a decisão e já entrou com um pedido de reconsideração nesta quarta.

Desde a vitória sobre o Cruzeiro, as partes travaram embates por meio de notas. Tudo começou quando foi cobrado do Gigante da Colina um valor além do estipulado no contrato de cessão do Maracanã a Flamengo e Fluminense. O que foi acordado é que Vasco e Botafogo teriam de pagar um aluguel de R$ 90 mil.

O time de São Januário discordou da quantia, protestou cobrando isonomia e igualdade, mas pagou para jogar no estádio. Contudo, os vascaínos pediram o ressarcimento de parte do valor. Além disso, a receita de 10%, proveniente dos bares do estádio, foi outro empecilho. Segundo o contrato de locação, o repasse era de praxe. 

Após tais fatos, sem maiores explicações, o Vasco foi vetado de exibir três faixas com mensagens institucionais que trariam a frase: 'DESDE 1898 O LEGÍTIMO CLUBE DO POVO - RESPEITO - IGUALDADE E INCLUSÃO'. Em parceria com a Pixbet, patrocinadora do Cruz-Maltino, a mensagem foi exibida nas placas de publicidade. Inclusive, os torcedores também levaram cartazes com a mensagem.

Antes do final da partida, em que foi vencida pelo Gigante, o Consórcio Maracanã divulgou uma nota oficial negando qualquer tipo de tratamento diferenciado. O grupo também acusou o clube de estar se vitimizando e atraindo a opinião pública para si. 

Confira abaixo a íntegra da nota publicada pelo Vasco:
''O Club de Regatas Vasco da Gama informa que entrou esta tarde com um pedido de reconsideração ao Consórcio Maracanã, após negativa para realizar seu jogo diante do Sport Club do Recife, no próximo dia 3 de Julho, no Maracanã. O clube entende serem injustificadas as alegações do Consórcio para não permitir a presença do Vasco e sua torcida no maior estádio do Rio de Janeiro, em um jogo com alta demanda de público, marcado para um domingo às 16h, e espera que o Consórcio reveja a sua posição.

Em suas alegações, o Consórcio diz que já há um jogo marcado menos de 24 horas antes do jogo do Vasco entre Fluminense x Corinthians (02/07/2022 às 16:30h) e que “com intervalo de menos de 24 horas entre os jogos, inviabiliza o cumprimento do prazo mínimo recomendado para a manutenção da qualidade do gramado”.

Essa “regra” aparentemente só foi criada para justificar a negativa para a realização da partida do Vasco da Gama contra o Sport no Maracanã. Em breve levantamento feito pelo clube, constatou-se que o fato é recorrente no Maracanã, principalmente em jogos envolvendo o CR Flamengo ou o Fluminense FC, inclusive na atual temporada do Campeonato Brasileiro. Em um período de 11 a 17 de outubro do ano 2020 chegaram a acontecer quatro jogos em apenas sete dias. Essa justificativa não pode ser aceita como razoável. O cerceamento do direito do Vasco da Gama de atuar no Maracanã configura, mais uma vez, a falta de igualdade de condições para utilização do estádio pelos grandes clubes do Rio de Janeiro, o que fere diretamente o disposto no termo precário de permissão de uso firmado com o Governo do Estado.

Em outra justificativa infundada para recusar o jogo do Vasco, o Consórcio declara que “já havia um cronograma de jogos no estádio do Maracanã no mês de julho de 2022, que prevê a realização de, no mínimo 08 (oito) partidas de futebol no referido mês, podendo chegar a 10 (dez) partidas, dependendo do desempenho de CR Flamengo e Fluminense FC na Copa do Brasil”. A verdade é que, pelo atual calendário oficial da CBF e Conmebol, se CR Flamengo e Fluminense FC de fato avançarem na Copa do Brasil, o número máximo de jogos no mês de julho no Maracanã somente chegaria a 9 (nove) partidas. Dessa forma não haveria nenhum impedimento para a realização da partida CR Vasco da Gama x Sport Clube do Recife no dia 3/7/2002, que seria a 10ª partida prevista pelo Consórcio para o mês de julho.

Em sua resposta negativa o Consórcio também alega que o Vasco solicitou a disponibilidade do estádio muito próxima da data do jogo, o que não é verídico já que a consulta foi feita com 18 dias de antecedência, no dia 15 de Junho.

Levando em consideração a importância do jogo (segundo contra o quinto colocado da série B, em disputa direta pelo acesso a Série A), no sucesso de público que foi o jogo Vasco x Cruzeiro (inclusive com caravanas e excursões de torcedores vindas de todas as regiões do país), movimentando a economia, gerando receita e renda para empreendedores individuais e para o Estado, o Vasco da Gama repudia a tentativa de impedir que um maior número de seus torcedores possam acompanhar o clube com a utilização de um equipamento público que capacidade três vezes maior que o estádio de São Januário e fica no aguardo de nova manifestação do Consórcio Maracanã.

Segue o levantamento feito dos jogos seguidos no Maracanã nos últimos três anos.

Ano 2020:
Vasco 0 x 1 Flamengo – quarta-feira – 22 de janeiro – 21h
Fluminense 2 x 0 Portuguesa – quinta-feira – 23 de janeiro – 20h

Resende 1 x 3 Flamengo – segunda – 3 de fevereiro – 20h
Fluminense 1 x 1 Union La Calera – terça-feira – 4 de fevereiro – 21h30

Flamengo 2 x 0 Madureira – sábado – 8 de fevereiro – 16h
Fluminense 3 x 0 Botafogo – domingo – 9 de fevereiro – 16h

Fluminense 2 x 0 Botafogo/PB – quarta-feira – 4 de março – 19h15
Vasco 1 x 0 ABC – quinta-feira – 5 de março – 21h30

Flamengo 3 x 0 Botafogo – sábado – 7 de março – 18h
Fluminense 4 x 0 Resende – domingo – 8 de março – 18h

Flamengo 2 x 1 Portuguesa – sábado – 14 de março – 18h
Vasco 0 x 2 Fluminense – domingo – 15 de março – 18h

Fluminense 1 x 0 Bahia – 11 de outubro (domingo) – 16h
Flamengo 2 x 1 Goiás – 13 de outubro (terça-feira) – 18h
Flamengo 1 x 1 Bragantino – 15 de outubro (quinta-feira) – 20h
Fluminense 2 x 2 Ceará – 17 de outubro (sábado) – 19h

Ano 2021:
Macaé 0 x 2 Flamengo – 6 de março (Sábado)
Fluminense 0 x 3 Portuguesa – 7 de março (Domingo) – 16h

Flamengo 4 x 1 Volta Redonda – 24 de abril (sábado) – 19h
Fluminense 4 x 1 Madureira – 25 de abril (domingo) – 11h

Flamengo 4 x 1 Volta Redonda – 08 de maio (sábado), 21h05
Fluminense 2 x 1 Portuguesa – 09 de maio (domingo) – 16h

Fluminense 1 x 2 Junior Barranquila – 18 de maio (terça-feira) – 21h30
Flamengo 2 x 2 LDU – 19 de maio (quarta-feira) – 21h

Flamengo 2 x 0 Coritiba – 16 de junho (quarta) – 21h30
Fluminense 1 x 0 Santos – 17 de junho (quinta-feira) – 19h

Brasil 0 x 1 Argentina – 10 de julho (sábado) – 21h
Flamengo 2 x 1 Chapecoense – 11 de julho (domingo) – 18h15

Ano 2022:
Fluminense 3 x 2 Vila Nova/GO – 19 de abril (terça-feira) – 21h30
Flamengo 0 x 0 Palmeiras – 20 de abril (quarta-feira) – 19h30

Fluminense 0 x 2 Atlético Goianiense – 11 de junho (sábado) – 19h
Vasco 1 x 0 Cruzeiro – 12 de junho (domingo) – 16h''.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias