Vasco enfrenta Chape para quebrar tabu em Campeonatos Brasileiros

Cruz-maltino nunca venceu o rival catarinense em partidas pelo Campeonato Brasileiro. Após goleada contra Racing, Zé Ricardo terá os retornos de Erazo e Thiago Galhardo

Escrito por

Momento de virar a página. Vivendo temporada de altos e baixos, o Vasco tem motivos para voltar sua atenção para o Campeonato Brasileiro. Após vencer o Atlético-MG na primeira rodada, o clube tem a chance de quebrar um tabu que, apesar de não ser longo, tem incomodado: nunca conseguiu vencer a Chapecoense no principal torneio do país. As equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena Condá, com transmissão em tempo real do LANCE!

A Chape debutou na primeira divisão apenas em 2014 e de lá para cá foram quatro partidas disputadas e nenhuma vitória cruz-maltina. Na Arena Condá, palco do duelo deste domingo, foram duas derrotas em dois jogos. A única vitória do Vasco na história aconteceu em 19 de março de 1978, quando venceu um amistoso por 3 a 1, em Santa Catarina. 

Na última edição do Campeonato Brasileiro, os catarinenses saíram com dois bons resultados: empate por 1 a 1 em São Januário, vitória pro 2 a 1 na Arena Condá. Contratado nesta temporada, o volante Bruno Silva não esteve presente nesses duelos, mas quer acabar com a seca de vitórias da equipe cruz-maltina contra o rival. 

- Vamos em busca de mais três pontos contra a Chapecoense, que possui um time bem treinado e qualificado. Se trata de uma equipe perigosa e justamente por conta disso precisamos estar atentos em todos os detalhes da partida. Se fizermos o nosso jogo, repetindo a atuação de São Januário, acredito que podemos vencer - afirmou Bruno Silva.

Apesar do Campeonato Brasileiro ter começado há pouco tempo, quebrar tabus não é novidade para o Vasco. Na primeira rodada, carregava um retrospecto ruim de não conseguir vencer em aberturas do torneio desde 2013. Resultado: conseguiu a vitória contra o Atlético-MG, em São Januário. Pode ser um bom sinal e caminho a ser seguido por Zé Ricardo. 

Zé Ricardo terá retornos de Erazo e Thiago Galhardo

Para buscar a vitória contra a Chapecoense e deixar de lado a goleada sofrida na Copa Libertadores, o técnico Zé Ricardo terá o retorno de dois atletas que podem começar entre os titulares. Tratam-se de Erazo, que não atuou contra o Atlético-MG, no último domingo, e Thiago Galhardo, que foi desfalque contra o Racing, na quarta-feira. 

No caso do zagueiro, o contrato de empréstimo previsto pelo Atlético-MG afirmava que, caso entrasse em campo, o Vasco teria que pagar R$ 1 milhão ao clube mineiro. Werley foi o titular na ocasião. Já Thiago Galhardo sofreu uma pancada na cabeça e não foi relacionado para a partida na  Argentina. O meia se diz recuperado do susto e à disposição do treinador. 

- Minha família ficou muito preocupada com tudo que aconteceu. Foi um susto grande, o pior momento que passei na minha carreira, sem dúvidas. Vi o replay do lance depois e fiquei ainda mais impressionado. O importante é que já estou recuperado e me sentido bem. Queria ter viajado para a Argentina, mas era preciso seguir o protocolo de ficar 48 horas em observação. Agora estou pronto para ajudar o time - declarou o armador.

Outra provável mudança será no esquema tático. A ideia de atuar com três volantes não deu certo contra o Racing e não será mantido diante da Chapecoense. No último treino, Bruno Silva e Evander deixaram a equipe para entrada de Rafael Galhardo - adiantando Yago Pikachu - e Rildo. 

De olho no rival

O começo da temporada para a Chapecoense foi decepcionante. O time foi eliminado ainda na Pré-Libertadores, deixou escapar o título do Campeonato Catarinense e ainda estreou no Brasileirão com uma derrota, de 5 a 1, para o Atlético-PR. A pressão por um resultado positivo em casa é grande.

O técnico Gilson Kleina conta com o bom retrospecto da equipe na Arena Condá para conseguir a vitória. Nas quatro edições da Série A disputadas pela Chapecoense, o time somou 196 pontos, sendo que 123 pontos, cerca de 62,7%, foram conquistados diante de sua torcida.

Cabe ressaltar que nas últimas cinco partidas, o Verdão do Oeste sofreu treze gols. A defesa vazada é um dos problemas que o técnico Gilson Kleina tentou corrigir para o duelo com o Vasco, neste domingo.

O atacante Leandro Pereira pode fazer sua estreia durante a partida contra o Cruz-Maltino. O jogador voltou ao clube depois de três anos e já está à disposição do comandante alviverde.

Inicialmente, Kleina deve escalar a equipe com: Jandrei, Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Canteros; Arthur Caike, Vinícius e Wellington Paulista.

Siga o Lance! no Google News