Gerente geral da base do Vasco comenta sobre o trabalho de desenvolvimento de atletas

Bola já está rolando para Vasco e Grêmio nas quartas de final do Campeonato Brasileiro sub-17; equipe conta com diversas promessas como Rayan, GB e Estrella<br>

Escrito por

A base do Vasco tem dado o que falar nos últimos anos. E o trabalho continua promissor além de Andrey Santos, Figueiredo, Eguinaldo e Marlon Gomes. Para Rodrigo Dias, gerente geral da base do Cruz-Maltino, a categoria sub-17 é fundamental para o processo de desenvolvimento de novos jogadores.

- A categoria sub-17 é muito importante na formação do cidadão-atleta e no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conteúdos que permeiam o jogo, como as dimensões técnicas, táticas, físicas e emocionais. É neste momento que se inicia o direcionamento para o nível que cada atleta pode alcançar - pontuou Rodrigo.

Junto com o Fortaleza, o Vasco sofreu apenas oito gols durante todo o torneio e possui a melhor defesa do certame. Além disso, o time de São Januário anotou 19 gols e apresenta o melhor ataque do grupo, ao lado do Atlético-MG. O sistema defensivo do Grêmio também é um dos destaques da equipe. Com 13 gols sofridos, o Tricolor gaúcho tem a zaga menos vazadas do pote.

Fortaleza, Santos, Fluminense, Athletico-PR, Palmeiras e Atlético-MG são os outros postulantes ao título de melhor equipe do país na categoria. As quartas de final marcam os encontros inéditos entre os clubes do pote A com os times do pote B. Na semana seguinte, entre os dias 18 e 21 de outubro, ocorre o desfecho da segunda fase do Brasileirão Sub-17.

- Há alguns poucos casos de atletas extraclasse que passam por esta categoria e já podem ascender à equipe principal de seus respectivos times. Com 16 anos, o clube já pode assinar um contrato profissional com o futebolista. Por outro lado, existem jogadores que se beneficiam desta categoria para iniciar uma fase de consolidação na categoria Sub-20 - completou o gerente da base do Vasco.

A bola já está rolando para Vasco e Grêmio, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, em duelo válido pela partida de ida das quartas de final do Brasileirão Sub-17. Na primeira etapa da competição, o clube carioca ficou em primeiro lugar no grupo B, com 18 pontos. Pelo grupo A, o Tricolor somou 17 pontos e contou com três vitórias nas últimas rodadas para alcançar a classificação.

Siga o Lance! no Google News