menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Há 75 anos, Vasco conquistava o Sul-Americano e se tornava o primeiro clube campeão continental do mundo

Cruz-Maltino foi campeão invicto do torneio que inspirou a criação da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Libertadores da América

Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/03/2023
19:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há 75 anos, o Vasco escrevia o seu nome na história do futebol. No dia 14 de março de 1948, o Cruz-Maltino conquistou o Sul-Americano de Clubes Campeões, se tornando o primeiro clube campeão continental do mundo. A competição serviu como inspiração para a criação da Liga dos Campeões (1955) e da Copa Libertadores da América (1960).

O Sul-Americano foi disputado em Santiago, no Chile, que teve o Colo-Colo como representante do país-sede. Mais seis clubes participaram do torneio: Vasco, Emelec (Equador), Litoral (Bolíva), Municipal (Peru), Nacional (Uruguai) e o River Plate (Argentina), que era conhecido como "La Máquina" e foi apontado como o grande favorito para ser o campeão, já que contava com jogadores renomados como Di Stefano e Labruna.

+ Pedro Raul entrega números ao Vasco, mas repetidas falhas ofuscam feitos do atacante

Vasco 1948
Diogo Rangel (Chefe da delegação), Maneca, Chico, Friaça, Augusto, Danilo, Ely, Jorge, Ismael, Wilson, Barbosa, Djalma e Flávio Costa (treinador). (Acervo do Vasco)

O Vasco conquistou o título de forma invicta. Na estreia, vitória sobre o Litoral, por 2 a 1. Na sequência goleadas sobre o Nacional, por 4 a 1, e Municipal, por 4 a 0. Depois venceu o Emelec, por 1 a 0, empatou com o Colo-Colo em 1 a 1 e foi campeão ao empatar com o River Plater, por 0 a 0.

O título do Vasco foi celebrado como um feito nacional, já que nem a Seleção Brasileira havia sido campeão no exterior. A delegação foi recebida no Rio de Janeiro com muita festa, não apenas pelos vascaínos, mas também pelos torcedores rivais.

Em 1996, a Conmebol reconheceu a importância do Sul-Americano de 1948 como percursor da Copa Libertadores e permitiu a participação do Vasco na Supercopa dos Campeões da Libertadores, a partir de 1997. A competição era disputada apenas por clubes que alcançaram a "Glória Eterna".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias