Contratado pelo Vasco na semana passada, o zagueiro Henríquez já vinha treinando com o elenco, mas foi apresentado aos jornalistas somente no fim da manhã deste domingo, após o treino aberto realizado em São Januário. O novo defensor cruz-maltino, que recebeu a camisa 3 das mãos do diretor executivo de futebol Alexandre Faria, assinou contrato até o fim de 2019 e se disse motivado a ajudar a equipe na busca pelos objetivos. Natural da Colômbia, ele aguarda o visto de trabalho para ser regularizado.
- A minha principal característica, como minha posição precisa, é a comunicação e a liderança. Falo muito dentro de jogo, tentando organizar o time. Sou um jogador que tem bom passe, bom jogo aéreo. Sei jogar pela esquerda e pela direita. Tomei essa decisão de jogar no Vasco porque pensei em seguir crescendo aqui no Brasil. O Campeonato Brasileiro é uma competição muito forte. O Vasco é uma equipe tradicional, muito grande e assim que surgiu essa oportunidade, não pensei duas vezes e aceitei - explicou Henríquez, aos jornalistas.
Henríquez é mais um estrangeiro no elenco do Vasco. Ele se junta ao goleiro uruguaio Martin Silva, ao volante argentino Leandro Desábato, e aos atacantes argentinos Andrés Rios e Maxi López. O fato de ter companheiros que falem o espanhol, idioma de origem dele, o ajuda na adaptação, mas o defensor colombiano garantiu que por já estar no Brasil há algum tempo - defendia o Sport, de Pernambuco, antes de fechar com o Cruz-Maltino - o faz estar completamente adaptado ao futebol brasileiro.
- É importante chegar para somar, ficar 100% à disposição. O Brasileiro é muito forte. Essa parada da Copa foi importante. Essa parada me permite também entrar nessa preparação para o fim do Campeonato. Estou fisicamente bem. Vinha treinando forte no Sport e estou esperando só estar regularizado para jogar. É sempre bom o apoio estrangeiro de outros jogadores, mas graças a Deus tenho uma adaptação 100% ao Brasil. Isso me permite ter uma adaptação tranquila. O grupo do Vasco é uma família - finalizou o novo zagueiro.
Por ainda não estar regularizado, Henríquez não está à disposição de Jorginho para o jogo desta segunda-feira, contra o Bahia, em São Januário, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A expectativa é que a regularização do zagueiro ocorra até terça-feira, o que faria ele ficar apto a entrar em campo na quinta-feira, quando o Cruz-Maltino faz o clássico com o Fluminense na primeira rodada do Campeonato Brasileiro depois da parada para a Copa do Mundo da Rússia.