Libertadores 25 anos: Vasco conquista a Glória Eterna no ano do centenário
Cruz-Maltino levantou a taça da competição sul-americana com um time repleto de ídolos
- Matéria
- Mais Notícias
Há 25 anos atrás, o Vasco conquistou uma das maiores competições do futebol mundial: a Libertadores. O ano era do centenário do Cruz-Maltino.
Relacionadas
O Vasco conquistou a classificação para a Libertadores de 1998 graças ao título do Campeonato Brasileiro do ano anterior. O Cruz-Maltino teve um teve um começo complicado na competição sul-americana.
O grupo era formado por Vasco Grêmio, Chivas-MEX e América-MEX. Dos três primeiros jogos, todos como visitante, o Cruz-Maltino perdeu dois e empatou um. Já em casa, a equipe fez o fator São Januário prevalecer. Foram duas vítorias e um empate em três partidas. Com isso, garantiu a segunda colocação do Grupo 2 e se classificou para as oitavas de final.
CAMPANHA DO VASCO NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES:
O Vasco só enfrentou pedreira até na grande decisão. Logo de cara, nas oitavas de final eliminou o Cruzeiro. Em seguida voltou a enfrentar o Grêmio, que foi o líder do grupo que o Cruz-Maltino participou.
Nas semifinais, o Vasco encarou o River Plate, da Argentina, que era considerado o melhor time da América do Sul na época. Na primeira partida, Donizete "Pantera" garantiu a vitória cruz-maltina. A emoção ficou por conta do segundo confronto.
A partida da volta foi realizada no histórico Estádio Monumental de Núñez. O River Plate saiu na frente com um velho conhecido do futebol brasileiro: Juan Pablo Sorín. No apagar das luzes, Juninho Pernambucano fez a imensa torcida bem feliz com um golaço de falta. O famoso "gol monumental".
Na final, o Vasco encarou o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Vitória em ambos os jogos e a conquista da Glória Eterna.
CAMPANHA DO VASCO NA FASE DE MATA-MATA DA LIBERTADORES:
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias