Lucas Piton, do Vasco, terá concorrência de brasileiro por um lugar na seleção da Itália; entenda
Lateral-esquerdo está pré-convocado pela Azurra e desperta o interesse de clubes italianos em seu futebol
- Matéria
- Mais Notícias
Apesar da fase conturbada do Vasco, Lucas Piton tem se destacado na temporada. O lateral-esquerdo é o líder de assistências do time, com cinco passes para gol, além de ter marcado um em 2023. Em participações em gols, já é o melhor ano da carreira do jogador, que aos 22 anos, vive o melhor momento, cotado inclusive para defender a seleção da Itália.
Relacionadas
Lucas Piton foi pré-convocado para o Final Four da Ligas das Nações, que é a semifinal do torneio organizado pela UEFA. A Itália enfrenta a Espanha no dia 15 de junho, na Holanda. Três dias depois a seleção vai disputar a decisão ou o terceiro lugar. Só que para ser chamado, o lateral-esquerdo terá que superar uma concorrência pesada.
+ Confira a classificação atualizada e a tabela completa do Brasileirão
Nos amistosos de março, os convocados para a lateral-esquerda foram Spinazzola, da Roma, e Emerson Palmieri, do West Ham, que assim como Lucas Piton, possui dupla nacionalidade. O primeiro foi titular na derrota para a Inglaterra por 2 a 1, enquanto o segundo jogou na vitória sobre Malta por 2 a 0, com direito a uma assistência.
Além dos citados, Lucas Piton também disputa uma vaga entre os convocados com Carlos Augusto, um velho conhecido do lateral-esquerdo. Ambos jogaram juntos no Corinthians, antes do jogador ter se transferido para o Monza, da Itália. Carlos Augusto se destacou por lá e chamou a atenção do técnico Roberto Mancini, que chegou a convidá-lo para jogar pela Azurra. No entanto, a sondagem não se concretizou em convocação.
Vale lembrar que se for convocado, Lucas Piton não vai desfalcar o Vasco, já que o Campeonato Brasileiro vai ser paralisado nas Datas Fifa. O lateral-esquerdo ficou muito feliz com a pré-convocação, mas o foco está totalmente voltado para o Vasco, que joga sábado, contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.
COBIÇADO
Lucas Piton tem dupla cidadania desde agosto de 2021, quando retirou o passaporte italiano. O documento facilita bastante uma transferência para a Europa, já que o jogador não ocuparia uma vaga de estrangeiro nos clubes.
Desde os tempos que jogava no Corinthians, Lucas Piton já despertava o interesse de clubes italianos, mas as sondagens não evoluíram para propostas. A expectativa é de que ofertas cheguem na próxima janela. No entanto, apenas uma proposta considerada irrecusável faria o Vasco negociar o jogador.
A posição é vista como carente e a ideia é de que Lucas Piton possa evoluir e se valorizar mais antes de ser negociado. O lateral-esquerdo teve 60% dos direitos econômicos comprados pelo Vasco, por 3 milhões de euros (R$ 16,6 milhões), de forma parcelada. De acordo com o clube, o acordo está em dia.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias