Medel no Vasco: confira a carreira do chileno e entenda como o volante vai ajudar o time
Jogador de 35 anos finaliza avaliações nesta terça-feira para assinar contrato com o Cruz-Maltino até dezembro de 2024
- Matéria
- Mais Notícias
O volante Gary Medel realiza nesta terça-feira (11), no CT Moacyr Barbosa, avaliações físicas com o DESP (Departamento de Saúde e Performance), última etapa antes de acertar com o Vasco. O chileno já realizou exames médicos e se for aprovado, vai assinar contrato até dezembro de 2024.
Relacionadas
Aos 35 anos, Medel retorna ao futebol sul-americano após 12 anos na Europa com a missão de ajudar o Vasco a se livrar do rebaixamento. O chileno foi contratado para suprir uma das principais carências do elenco, que é a posição de primeiro volante. O jogador também faz a função de zagueiro pela direita, em uma linha com três defensores.
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
Conhecido como Pittbull, Medel tem como característica a marcação, se notabilizando pela raça em campo. O volante é um defensor e pouco chega ao ataque. No entanto, tem um bom controle de bola e não compromete na iniciação das jogadas ofensivas. A intensidade do jogador também é notada em sua personalidade forte. Na Copa América de 2019, Medel se envolveu em discussão com Messi e ambos levaram cartão vermelho.
+ Lucas Pratto confirma interesse do Vasco; clube aguarda novo técnico para definir contratação
A experiência é um outro ponto forte de Medel. O volante é quem mais vestiu a camisa da seleção do Chile, com 156 jogos. O jogador foi titular da geração de ouro que conquistou dois títulos de Copa América (2015 e 2016) e particou de duas Copas do Mundo (2010 e 2014). Mesmo com a idade avançada, segue sendo convocado, No mês passado, iniciou dois dos três amistosos da equipe chilena, na qual é capitão.
Carreira sólida e em grandes clubes
A pressão que Medel encontrará no Vasco não vai ser novidade em sua carreira. O volante iniciou a sua trajetória em 2006, na Universidad Católica, que é um grande clube do Chile. Atuou por três anos em seu país até chamar a atenção do Boca Juniors, um gigante sul-americano. No clube argentino atuou durante uma temporada, o suficiente para chamar a atenção do futebol europeu.
A porta de entrada foi o Sevilla, em 2011. Na Espanha ficou até 2013, quando foi contratado pelo Cardiff City, time galês, mas que é filiado a Federação Inglesa. Na época, Medel disputou a Premier League e despertou o interesse da Inter de Milão. O jogador foi comprado em 2014 e permaneceu até 2017. O gigante italiano foi a equipe que Medel mais defendeu na carreira.
+ Em momento de definição, Vasco terá visita de executivo da 777 Partners
Medel também jogou no Besiktas, da Turquia, até 2019, quando retornou ao futebol italiano para defender o Bologna por quatro anos. Vale destacar que em todos os clubes o volante foi titular na maioria dos jogos, um forte indicativo de que o volante chega ao Vasco como um verdadeiro reforço e não apenas para compor elencol.
Números de Medel
Universidad Católica - 44 jogos (44 como titular) - 7 gols
Boca Juniors - 48 jogos (47 como titular) - 7 gols
Sevilla - 94 jogos (89 como titular) - 9 gols
Cardiff City - 35 jogos (todos como titular) - nenhum gol
Inter de Milão - 109 jogos (104 como titular) - 1 gol
Besiktas - 76 jogos (67 como titular) - 1 gol
Bologna - 101 jogos (80 como titular) - nenhum gol
Seleção do Chile - 154 jogos (148 como titular) 7 gols - 2 títulos (Copa América de 2015 e 2016)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias