No primeiro clássico pelo Vasco, Léo encara o clube que o revelou e o treinador que o reinventou
Formado pelo Fluminense, o jogador se profissionalizou como lateral-esquerdo, mas com Fernando Diniz se transformou em zagueiro
- Matéria
- Mais Notícias
O jogo deste domingo, no Maracanã, entre Fluminense e Vasco, será bastante especial para Léo. O zagueiro vai disputar o seu primeiro clássico pelo Cruz-Maltino, logo contra o clube que o revelou e de quebra reencontra também o técnico que o reinventou para o futebol.
+ Fluminense x Vasco: rivais em clássico, Diniz e Barbieri já 'tretaram' no passado
Quando estreou no time profissional do Fluminense em 2015, Léo era lateral-esquerdo. Depois de ser emprestado ao Londrina no ano seguinte, o jogador retornou ao Tricolor a pedido do técnico Abel Braga, hoje diretor técnico do Vasco e um dos maiores entusiastas da sua contratação.
Relacionadas
Apesar de ter feito 51 partidas em 2017, a maioria como titular, a passagem de Léo não teve brilho e o jogador acabou sendo emprestado ao Bahia em 2018 e no ano seguinte foi vendido pelo Fluminense ao São Paulo. No Tricolo Paulista, o ainda lateral-esquerdo encontrou Fernando Diniz, mas a mudança para a zaga só foi ocorrer em agosto de 2020.
Na ocasião, Léo foi titular na vitória do São Paulo sobre o Sport, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 33 jogos sob o comando de Fernando Diniz, a maioria como zagueiro. Após a saída do treinador, Léo se firmou ainda mais na posição com o técnico Hernán Crespo, que o escalava pelo lado esquerdo do trio de zaga. Em entrevista ao SporTV, um mês antes da conquista do Campeonato Paulista, o jogador destacou a importância de Diniz em sua carreira.
- O Fernando Diniz conseguiu me fazer acreditar que eu poderia jogar naquela posição porque hoje não tem tantos zagueiros pelo lado esquerdo e que têm o poder do passe. Ele me falou para acreditar nele, acreditar no meu trabalho e acreditar na minha evolução, e eu comprei aquela ideia. No começo, fiquei com bastante dúvida, mas passei a acreditar porque o Diniz é muito assim, faz a gente confiar que podemos.
Consolidado como zagueiro titular do São Paulo nas últimas duas temporadas, Léo foi comprado pelo Vasco em dezembro do ano passado, por 3 milhões de dólares (quase R$ 16 milhões) e assinou contrato até 2025. O valor dividiu a opinião dos torcedores. Para muitos, o zagueiro não valia o alto investimento.
Dentro de campo Léo vem provando o seu valor, correspondendo acima da expectativa do torcedor e sendo um dos destaques do Vasco. Além de defender, o zagueiro está chamando a atenção com a bola nos pés, na criação das jogadas. O jogador já deu uma assistência e foi coroado com um gol na goleada sobre o Resende por 5 a 0, quebrando um jejum de cinco anos sem marcar.
Reencontros à parte, Léo terá contra o Fluminense e seu "criador" Fernando Diniz, o primeiro grande com a camisa do Vasco, oportunidade perfeita para afastar qualquer desconfiança e cair de vez nas graças dos vascaínos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias