O Vasco entra em campo hoje, às 22h (de Brasília), contra o Corinthians, pela semifinal da Florida Cup. Na partida no Bright House Networks Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos, o Cruz-Maltino tenta quebrar o tabu de nunca ter eliminado o time paulista em um duelo mata-mata.
Nas cinco vezes em que as equipes se enfrentaram nesse formato de competição, o Timão levou vantagem em todas. Os duelos foram pela Copa do Brasil, Mundial de Clubes da Fifa, Copa Sul-Americana e Libertadores.
A última queda do Cruz-Maltino diante do Corinthians foi na Libertadores de 2012, pelas quartas de final. A eliminação é lembrada até hoje pelos vascaínos, principalmente por conta de uma chance clara de gol perdida por Diego Souza, que era do camisa 10 do time.
O time do técnico Cristovão Borges entra embalado após a vitória por 2 a 1 contra o Barcelona, do Equador, no último domingo. Enquanto isso, o Timão fará a sua estreia na Florida Cup. Isso pode ser vantagem para o Vasco, já que não terá aquele peso de primeiro jogo.
O time que passar hoje, pega na final, no sábado, o vencedor de São Paulo e River Plate.
CONFIRA AS ELIMINAÇÕES NO MATA-MATA:
Copa do Brasil
No primeiro da semi em 1995, no Maracanã, vitória por 1 a 0 do Corinthians no Rio. No jogo da volta, no Pacaembu, goleada por 5 a 0.
Mundial de Clubes
Na final do torneio organizado pela Fifa, em 2000, o Timão bateu o Cruz-Maltino na final em pleno Maracanã. A decisão terminou empatada em 0 a 0 no tempo normal e o time paulista ganhou nos pênaltis, com direito a Edmundo, ídolo vascaíno, isolando sua cobrança
Sul-Americana
Na primeira fase da competição, o Timão venceu o primeiro jogo de ida por 1 a 0, em São Januário. No segundo jogo, a vitória do Corinthians foi de 3 a 1, no Canindé.
Copa do Brasil
O Vasco foi eliminado mais uma vez na semi, em 2009, para um Corinthians que tinha Ronaldo, após empate em 1 a 1 no Rio e 0 a 0 em São Paulo.
Libertadores
Após empate sem gols em São Januário, o Vasco perdeu de 1 a 0 no Pacaembu, pelas quartas de final.