O trabalho em São Januário no início deste 2017 pode sofrer um duro golpe. Isso por conta de o Vasco poder vir a perder pontos no Campeonato Carioca. Conforme divulgado pelo "O Globo" e confirmado pelo LANCE! na manhã desta terça-feira, clubes estão há alguns dias verificando toda a documentação do lateral-direito Gilberto e do volante Jean, que teriam ido para o jogo contra o Resende, na terceira rodada, irregulares - na ocasião, o time comandado por Cristovão Borges saiu de campo com a vitória por 2 a 1.
A denúncia ao Vasco pode ser feita com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de três pontos mais a pontuação da partida (como o time vascaíno venceu o Resende, perderia seis no total). O artigo proibe a "inclusão na equipe de atleta em situação irregular". A pena determina também uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. O LANCE! entrou em contato com André Valentim, procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), mas não obteve um retorno até o fechamento desta reportagem. O Vasco informou que o caso foi entregue ao departamento jurídico que se pronunciará após análise dos fatos.
O regulamento do Campeonato Carioca determina que, para atuar pela segunda, terceira ou quarta rodada da Taça Guanabara, um jogador deve ser inscrito até dois dias úteis antes da partida, sem pendências no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) até o dia útil anterior - o Boletim Informativo Diário (Bid) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não influencia no caso. Com isto, para que enfrentassem o Resende, a dupla teria de ser inscrita até 2 de fevereiro, sem pendências até o dia 3.
Entretanto, a informação do Bira da Ferj é a de que a inscrição de Jean foi feita em 3 de fevereiro - um dia após jogo com o Resende. E a publicação final, sem pendências no entendimento dos clubes, 6 de fevereiro, às 13h50 - como aparece no campo "gerado", dia seguinte ao jogo. Já Gilberto tem a data de inscrição como 2 de fevereiro, fato regular, mas o campo "gerado" também aparece como 6 de fevereiro, às 13h50. Vale lembrar que o artigo 34 do Regulamento Geral de Competições diz que "A simples entrega, na FERJ, da documentação de qualquer atleta e o respectivo protocolo, ou o encaminhamento via e-mail, não significa, em nenhuma hipótese, que o atleta esteja legalmente registrado, inscrito em uma competição e muito menos com condição de jogo".
Enquanto isso, o Vasco segue o trabalho para o jogo contra a Portuguesa, sábado, em São Januário, pela última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara. Para o clube presidido por Eurico Miranda ir a julgamento, algum clube ou a procuradoria precisa entrar com uma denúncia.
*Atualizada às 13h15