O Club de Regatas Vasco da Gama é um dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o Gigante da Colina soma quatro conquistas do principal título nacional: 1974, 1989, 1997 e 2000.
Em termos de quantidade, o Cruz-Maltino fica atrás de apenas cinco clubes: Palmeiras, Santos, Flamengo, Corinthians e São Paulo. Com os mesmos quatro títulos do Vasco, estão Cruzeiro e Fluminense. O final dos anos 90 e início dos 2000 foram os anos de ouro do clube, quando conquistou dois títulos em quatro anos.
+ Paredão do Vasco, Léo Jardim celebra boas atuações e momento de superação: ‘Não tem segredo’
De todas as conquistas, o Brasileirão de 2000, edição especial que foi nomeada Copa João Havelange, contou com um episódio marcante. Na época, na decisão contra o São Caetano, o alambrado de São Januário cedeu durante o jogo da volta e deixou vários feridos. A situação fez com que a partida fosse anulada e disputada no ano seguinte. Em janeiro de 2001, o duelo foi remarcado para o Maracanã. Com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário, o Gigante da Colina venceu por 3 a 1 e confirmou o tetracampeonato (no jogo de ida, empate em 1 a 1).
Desde então, a melhor colocação do Vasco foi um vice-campeonato em 2011.