A última vez que o Vasco venceu o Flamengo foi em 2021. Na época o time era comandado por Marcelo Cabo e encerrou um jejum de 17 partidas sem vencer o Rubro-Negro, que tinha Rogério Ceni como técnico. Além disso, o clássico foi a primeira derrota da equipe principal da Gávea no ano.
Naquele 3 a 1, a partida ficou marcada pela eficiência do Vasco. Léo Matos, que hoje é dirigente do Cruz-Maltino, abriu o placar. Germán Cano e Morato completaram. No final, Vitinho descontou para o Flamengo.
O gol de Léo Matos foi logo no início do jogo. O Flamengo conseguiu dominar a posse de bola, mas encontrou dificuldades para criar. Isso porque Arrascaeta não atuou. O goleiro Lucão, do Vasco, só foi exigido no final do primeiro tempo.
Com o placar favorável, o Vasco esperou o Flamengo e jogou no contra-ataque. Num lance desses, Morato recebeu dentro da área e tocou para Germán Cano chutar forte sem chances para Diego Alves.
No segundo tempo, o Flamengo melhorou com algumas subsituições. Mas seguiu ineficiente. O Rubro-Negro parou nas defesas de Lucão e na trave. Na parte final da segunda etapa, o Vasco emplacou mais um contra-ataque. Morato recebeu uma bola em velocidade, após lançamento de Marquinhos Gabriel. O ex-camisa 10 venceu Filipe Luís no mano a mano e marcou um belo gol. O atacante comemorou à la Edmundo. No final, Vitinho diminuiu o placar.
Neste domingo, Vasco e Flamengo se reencontram e fazem o primeiro clássico dos milhões na temporada. A partida será no Maracanã.