Remo: xarás e amigos, dupla de 16 anos vem fazendo sucesso no Vasco

Breno Ornellas e Breno Fernandes contaram a história com a camisa cruz-maltina, lembrando dificuldades do início da trajetória e enfatizando sonhos para o futuro no clube

Escrito por

O Vasco comemorou neste semestre seu aniversário de 120 anos. Hoje atual carro-chefe, o futebol não fazia parte do clube em sua fundação, em 1898, quando o remo era quem predominava no esporte no Rio de Janeiro. Neste 2018, o Cruz-Maltino vem investindo de maneira forte no esporte, com uma dupla de xarás fazendo sucesso na Lagoa Rodrigo de Freitas: Breno Ornellas e Breno Fernandes, da Categoria Junior B.

A dupla já disputou competições em categorias acima da idade deles. Ambos tem 16 anos e chegaram ao remo após a indicação de amigos. Com o passar do tempo, Breno Ornellas e Breno Fernandes evoluíram e sonham com a disputa de grandes campeonatos pela modalidade, defendendo as cores do Vasco. Ornellas foi o primeiro a comentar, lembrando das dificuldades, já que afirma que ao iniciar com 12 anos era baixo, gordo e preguiçoso.

- Meu início foi bem difícil porque eu era baixo, gordinho e preguiçoso. Era sedentário, não gostava muito de praticar esportes. O remo era um esporte muito novo pra mim, bem diferente. Eu não conhecia o esporte. Uma amiga da minha mãe sugeriu, disse que o filho dela fazia. Eu topei, cheguei aqui e gostei. Queria muito ir pra água. Comecei no tanque e chegou a fase de ter que correr, fazer exercícios fora da água e eu tive dificuldades - afirmou Ornellas, completando:

- Depois da primeira competição eu comecei a ter um gosto, ter a visão do remo. O remo é tudo na minha vida. Meu maior sonho é ir para um Mundial e buscar uma Olimpíada. Quando cheguei aqui, minha família não tinha uma condição muito boa, então agarrei essa chance. Hoje estamos mais estabilizados. Estou buscando muito esse Mundial e uma Olimpíada também - contou antes do xará Fernandes:

- Cheguei com 13 anos de idade. Tinha um vizinho que era remador e me viu jogando bola na rua. Ele perguntou se eu gostaria de praticar e eu topei. Vim com ele, cheguei no Vasco e comecei a remar. O esporte mudou minha rotina. Eu dormia tarde e passei a dormir cedo. Me apaixonei e comecei querer sempre mais. Estou até hoje aqui. Eu sonho em ser campeão mundial.

Breno Ornellas e Breno Fernandes ainda deixaram um recado para as crianças conhecerem o mundo do remo, visando uma mudança de vida através do esporte.

- Se eu pudesse dar um recado para as crianças é que elas tentassem, viessem conhecer o mundo do remo. O Brasil é o país do futebol, então é normal muita gente querer jogar futebol. No início não foi fácil, mas eu vim, fui muito bem tratado. É um esporte muito difícil, mas o atleta tem que querer também. Também mudou a minha vida. Eu emagreci bastante, cresci muito. Do início do ano passado pra junho desse ano ganhei 10 cm. Além da mudança física, também tive uma mudança pessoal. Meu trato com as pessoas, o comportamento, a disciplina - afirmou Breno Ornellas.

- O remo mudou minha vida. Antigamente eu tinha um comportamento ruim com a minha mãe, por exemplo. A disciplina na escola melhorou, minha relação com as pessoas. Me tornei mais disciplinado, maduro. Fiz muitos amigos aqui. Quase parei, mas o treinador conversou com a minha mãe, acreditou no meu potencial e isso me fez treinar ainda mais forte - contou Breno Fernandes.

Siga o Lance! no Google News