O torcedor vascaíno pode considerar este início de Campeonato Carioca animador. Isso porque o time não vencia as cinco primeiras da temporada desde 2002 (contando amistosos e jogos oficiais). Naquele ano, o Cruz-Maltino passou por Bangu, Madureira, Enterriense, Botafogo e Olaria num Estadual que foi batizado de Caixão e foi recheado de polêmicas.
O desempenho neste início de temporada é bem superior a outros anos em que disputou a Série B. Em 2009, o início foi com três vitórias e duas derrotas. Já em 2014, sob o comando de Adilson Batista, o time conseguiu três vitórias e dois empates. Apesar dos bons resultados em 2016, Jorginho ainda quer mais:
- Me alegro muito com isso. É o resultado de um trabalho realizado jogo a jogo, com muita concentração. A partida contra o Flamengo foi excelente, mas tínhamos que ser melhores contra o Tigres. Não podemos diferenciar adversários. O time foi muito responsável, continuou criando na saída de bola. É muito bom ver a equipe concentrada, independentemente de qualquer jogo, com um objetivo maior. É bom ganhar os cinco jogos, mas estamos longe do nosso ideal.
Para superar 2002, os comandados de Jorginho terão que vencer os próximos três compromissos que terão pela frente. Naquela temporada, o Cruz-Maltino venceu seus sete primeiros compromissos e empatou com o Fluminense no oitavo jogo da temporada.